Em busca do brand book perfeito: inspiração e exemplos

· por Redacción

O brand book é uma publicação impressa ou digital que deve captar o foco estratégico de uma marca, bem como o seu tom e estilo. O objetivo desta publicação é o de inspirar pessoas a criar peças ou a gerar ações que não estejam apenas alinhadas com a estratégia de marca definida, mas que também ajudem a ativá-la e a construir a perceção desejada.

Para isso, para promover o seu uso e a sua aplicação, é importante que o brand book seja criativo, uma vez que este deve ser uma peça atraente que consiga “encher o olho”. Nesse sentido, também deve permitir diferentes níveis de leitura. Mesmo que o leiamos na diagonal deve ser possível captar a essência e a personalidade da marca e, numa leitura mais atenta, tem de ser possível interiorizar os meandros da marca e do seu estilo.

No entanto, um brand book não é um manual de identidade corporativa. Este último tem um objetivo mais prático e geralmente expõe exemplos de aplicações, regras e guias de estilo. O brand book é sobre ilustrar o foco e o estilo da marca. Assim, mais do que descrevê-la, há que recriá-la.

Brand book: três exemplos 

Não existe uma receita única de como um brand book deve ser. Este vai depender do tipo de empresa, da sua cultura corporativa e do fim a que se destina. Às vezes é publicado no site corporativo e é acessível ao público final, outras vezes é exclusivamente para uso interno. Às vezes é dirigido ao Departamento de Marketing e Comunicação ou às agências, embora também possa ser decidido que, após a sua difusão, possa ser acessível a todas as pessoas da organização.

Dependendo destas variáveis, teremos que decidir de que tipo de brand book é que precisamos. Vamos conhecer alguns exemplos?

Maxam | Brand Book

Maxam é sinónimo de desempenho, de eficiência e de liderança, alguns dos valores que guiam esta empresa e que aparecem refletidos num capítulo especial. Para realizar ações de marca, além da correta aplicação do logotipo ou das cores, os responsáveis pela execução das mesmas devem entender e partilhar a filosofia da marca.

True Instinct | Brand Book

True Instinct é o exemplo perfeito de um brand book inspirador. Imagens de alta qualidade, edição cuidada… Todos os elementos foram pensados e todos os detalhes foram contemplados, refletindo um espírito premium e atento ao pormenor. Tudo isto combinado com uma explicação dos atributos e da estratégia de marca.

Adveo | Brand Book

Como dissemos, o que distingue um bom brand book é a base estratégica em que está assente. E o brand book da Adveo representa muito bem esta noção. Personalidade, propósito… São capítulos incluídos nesta publicação que deve orientar os colaboradores da empresa.

Estes três exemplos podem servir de inspiração, mas cada brand book deve adaptar-se à marca, respirando-a e transmitindo-a na perfeição. É o reflexo da sua filosofia ou crença. Quando iniciamos a elaboração de um brand book, devemos ter em conta que este, desde o seu primeiro contato, deve transmitir o que a empresa quer dizer, da sua missão às crenças mais profundamente enraizadas.

Razoável