ADVEO
Definir o caminho
A Unipapel, grupo especialista em materiais de escritório, artes gráficas e material escolar, decidiu levar a cabo um estudo para avaliar a eficiência do seu portefólio composto por 26 marcas e definir uma estratégia clara tanto a nível corporativo, como de marcas de produtos e serviços.
Novo posicionamento
A partir de uma análise estratégica, tanto interna como externa, definimos um novo posicionamento para a marca corporativa que pode ser resumido na seguinte frase “ Total Supply & Solutions Provider”. Este conceito, que representou uma mudança importante, tem uma dupla implicação: deixar de ser um distribuidor de produtos para se converter num fornecedor de serviços e expressar a sua vocação de resolver todas as necesidades dos clientes.
Este conceito expressa a aspiração da marca por maximizar a eficiência do mercado em toda a cadeia de valor, otimizando os custos, garantindo uma gestão eficiente e rentabilizando todos os níveis do canal de distribuição.






Uma visão avançada
Como consequência do planeamento estratégico, o nome Unipapel deixou de ser apropriado, uma vez que remetia apenas para uma das áreas de negócio (o papel), o que dificultava o desenvolvimento da área digital, um dos objetivos estratégicos da empresa. Adveo nasceu de um processo de naming orientado para criar um novo nome mais alinhado com a estratégia e mais internacional de modo a favorecer o desenvolvimento da empresa em novos mercados. Sugere visão, antecipação e clareza de ideias e por ser um nome curto e eufónico associado a vantagem e conselho (advantage e advice em inglês), atributos fundamentais da nova marca.
União com equilíbrio
Com o objetivo de transmitir conceitos como solidez, união, dinamismo e inovação, desenhámos um logotipo compacto, muito equilibrado e com uma tipografia redonda, onde a letra V atua como eixo central de simetria. Vimos também a oportunidade de reforçar a ideia de “variedade de produtos e soluções” através do desenho de um sistema visual composto por vários elementos dinâmicos que fluem entre si.



Vocação Monolítica
A Adveo lançou-se a nível corporativo em junho de 2012, atuando num primeiro momento a nível corporativo e como umbrella para as marcas Unipapel, Adimpo e Spicers, e desde janeiro de 2013 atua também a nível comercial substituindo estas marcas.
Quando se lançou, a Adveo atuava apenas como endosso. Desta forma definimos um plano que marcava o caminho de transição das diferentes unidades para uma única marca, com ritmos diferentes em distintos países. Contudo, a boa aceitação que a nova marca teve no mercado fez com que a transição do modelo monolítico fosse mais rápido que o inicialmente esperado.
