AMB
Movemos Barcelona
Em 2013 a Área Metropolitana de Barcelona (AMB), instituição de grande importância, mas, no entanto, com pouco reconhecimento público, sentiu a necessidade de iniciar um processo que lhe permitisse colocar em valor o trabalho que realizavam diversas áreas de serviço aos municípios e cidadãos. Para isso, encarregaram a SUMMA de desenvolver uma nova identidade visual mais coerente com os seus valores e atributos atuais e ainda uma nova arquitetura de marca mais eficiente que ajudasse a reconhecer todas as suas áreas de atividade.



Uma marca mais humana
Um dos aspetos chave deste projeto foi ajudar a AMB a afastar-se da imagem institucionalizada que projetava e torná-la mais próxima da sociedade, mostrando o seu vínculo com as necessidades dos cidadãos. Como poderíamos transmitir esta sensação de proximidades sem renunciar ao carácter rigoroso e profissional da marca?





Simplificar para aproximar
Para realçar a sua vocação de estar próxima dos cidadãos, propusemo-nos a reorganizar as submarcas da AMB sob um sistema visual em que a marca corporativa era explicada através dos seus serviços. Este novo foco de proximidade, necessitava de uma entidade visual mais amável e atual. Para isso, elegemos uma tipografia com cantos arredondados, optámos por um maior espaço entre as letras e selecionámos cores mais suaves com a intenção de melhorar a visualização do símbolo e simplificar os seus elementos.




















