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COMSA EMTE

Novos desafios para uma nova etapa

O grupo Comsa, especialistas em infraestruturas ferroviárias, estava a fundir-se com a EMTE, especialistas em instalações elétricas e sistemas de controlo. Esta união, devido à sua complementaridade, dava lugar a uma única empresa muito mais potente, que necessitava de uma nova marca. Foi então, na altura da sua fusão, que nos propuseram o desafio de desenvolver uma estratégia, definir uma arquitetura e criar uma identidade visual para a nova marca.

Juntos, melhores

Sob o lema “Juntos, melhores” quisemos refletir o sentimento que existia por trás da integração destes dois grandes grupos e transmitir uma declaração de intenções sobre o compromisso de qualidade e excelência da nova marca. “Juntos, melhores” é a expressão final de uma estratégia na qual procurámos refletir a união, proximidade e uma engrenagem ótima e eficaz

Sistema visual pattern COMSA EMTE

 

Uma única arquitetura mais clara 

 

Uma união complementar

Ao unirem-se estes dois grupos, surgiu a necessidade de definir uma nova arquitetura que contribuísse de maneira clara e direta à realização dos seus objetivos de negócio e também um apoio para o cumprimento do plano estratégico. Para isso, organizámos o seu portefólio de marcas em 4 áreas muito definidas: área de infraestruturas, de meio ambiente, serviços e logística, de engenharia e sistemas, e de concessões e energias renováveis, usando sempre a identidade visual como elo comum.

A identidade visual da nova marca deveria refletir os significados dos dois grupos. Por esta razão, mantivemos as cores originais de ambas e apostámos na utilização de formas geométricas que transmitissem as suas essências. Para Comsa escolhemos um círculo, pelo seu carácter mais próximo e próprio de uma marca que conecta pessoas, enquanto para Emte recorremos a um quadrado, que projeta o seu carácter mais tecnológico.

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