wip 01
wip 02

A nova realidade da Correos

A Sociedade Estatal de Correios e Telégrafos tem mais de 300 anos de história, durante a qual se foi adaptando às mudanças sociais e aos avanços tecnológicos que iam ocorrendo. Assim, a Correos foi atualizando, continuamente, os seus produtos e serviços, embora este esforço de renovação constante nem sempre tenha sido detetado pelo público.

Para projetar melhor a sua realidade atual e mostrar a sua capacidade de adaptação aos desafios colocados pela sua missão no século XXI, a Correos precisava de atualizar a sua identidade visual e, para isso, contou com a Summa, que já tinha levado a cabo a renovação de marcas emblemáticas do domínio público como, por exemplo, a RTVE.

A Correos é uma marca agradável, um ícone característico da paisagem urbana e rural do nosso país e, por isso, qualquer modificação nos seus elementos de identidade devia ser levada a cabo com muito cuidado e com fidelidade à sua essência.

Um símbolo para o mundo de hoje

No que se refere ao símbolo característico da marca (a trompa), levámos a cabo um exercício muito técnico, subtil e respeitador para com a essência do dito símbolo, mas que simplifica as suas formas e o torna mais leve por ter mais espaço entre as linhas. Assim, o símbolo está alinhado com a filosofia pixel perfect, o que lhe permite um melhor comportamento em espaços reduzidos e em suportes digitais, em que a marca está cada vez mais presente.

Apostamos em dar ao símbolo um maior protagonismo, eliminando elementos acessórios que adicionavam ruído e deixando que seja, por vezes, o único elemento identificador da marca, prescindindo inclusivamente do naming. Poucas marcas podem permitir-se este exercício, que requer um grande reconhecimento de marca e ampla presença e penetração territorial.

evolución cornamusa
Nuevo buzón correos

Criar um ícone

Em linha com a simplificação da trompa, libertámo-nos de todos os elementos desnecessários à identidade visual, concentrando-nos nos dois elementos mais representativos: o amarelo e a trompa.

Através da economia de elementos e do tratamento simples e purista, conseguimos proporcionar aos suportes da marca um aspeto icónico que reforça a sua representatividade e importância comunitária.

varios vehículos juntos
furgoneta frene
scooter

Uma tipografia própria para a Correos

Um elemento importante na renovação da identidade visual da Correos é a sua nova tipografia. Juntamente com a Monotype, criámos uma nova fonte tipográfica de utilização exclusiva para a Correos a que chamámos “Cartero” em homenagem a estes profissionais emblemáticos da empresa.

A nova tipografia transmite elegância e modernidade e reforça os atributos essenciais da nova Correos. A sua simplicidade assegura o funcionamento correto da mesma em todo o tipo de mensagens (das corporativas às comerciais, dos ambientes digitais aos tradicionais) e, ao mesmo tempo, fará com que perdure no tempo sem perder a atualidade.

wip 01
wip 02
wip 03
wip 04

Ordem e coerência

Desde o primeiro carteiro urbano em 1756 até à utilização do telégrafo ou à criação dos códigos postais nos anos 80, a história da Correos é uma história de inovação. Especialmente nos últimos anos, a empresa ampliou, de forma exponencial, a carteira de produtos e serviços que oferece aos cidadãos.

Por tudo isto, e tendo em conta, além disso, que a Correos comunica através de vários canais, era fundamental garantir a coerência entre as mensagens. Para isso, criamos um elemento de identificação adicional: a etiqueta.

A nova etiqueta da nova Correos

Criámos um sistema visual baseado na etiqueta, elemento fundamental no envio e na receção de cartas ou encomendas. Um sistema modular e flexível que identifica, de forma transversal, todas as peças de comunicação da marca.

A etiqueta adapta-se às diferentes formas de comunicação, tanto da marca principal como das suas submarcas e, a partir de agora, será um dos elementos que caracterizarão a identidade da marca Correos, como o são, sem dúvida alguma, o carteiro ou a caixa do correio.

recopilación de piezas
recopilación de piezas

Uma orientação de design específica

Para produtos de um alto nível estratégico, criámos uma linha de orientação de design específica, baseada no papel como elemento transmissor. O estilo procura rejuvenescer as comunicações da marca com os novos públicos.

Para criar as peças de comunicação da CityPaq, contamos com a equipa artística de Sara Riera e Mireia Ruiz.

watch
recopilación de piezas
recopilación de piezas
citipaq phone
recopilación de piezas
Cajas con la etiqueta de correos
cajas para botellas con etiqueta sostenible
Sobres de correos con etiqueta
cinda adhesiva correos

Mais Correos em todos os suportes

A renovação da identidade da marca da Correos foi um projeto global que se alarga a todo o tipo de suportes, tanto corporativos como comerciais e de comunicação.

Dado o “caráter oficial” de alguns dos materiais que a Correos gera, elementos como a papelaria, os selos e a documentação técnica deviam continuar a manter o referido caráter oficial, mas também deviam ser renovados de acordo com o resto dos suportes.

Sobres y papel de carta para correos
Sobres y papel de carta para correos
mosaico de la trama de correos

Correos por dentro: a estrutura

A Correos tem mais de 50 000 trabalhadores entre pessoal de escritório, carteiros, pessoal de apoio, gestão, etc. Por isso, como parte do projeto optámos por dotar a marca com uma estrutura que ajudará a dar vida e dinamismo às peças dirigidas ao público interno, bem como a eventos corporativos e ao merchandising.

A estrutura parte da morfologia da trompa e transmite alegria e vitalidade às peças onde se aplica, fazendo parte do “kit” de elementos de identidade da marca, que se conjugam de acordo com os públicos aos quais se dirige e aos suportes em que se expressa.

pendrive merchandising interno trama
pañuelo merchandising interno trama
lanyard paa evento trama
presentación interna trama
manual corporativo correos
cornamusa

Se gostou deste Case Study, consulte mais aqui

Este Website recorre ao uso de cookies para proporcionar uma melhor experiência de navegação. Se você continuar a navegar consideramos que você aceitar o seu uso. Mais informação

Aceitar