

A nova realidade da Correos
A Sociedade Estatal de Correios e Telégrafos tem mais de 300 anos de história, durante a qual se foi adaptando às mudanças sociais e aos avanços tecnológicos que iam ocorrendo. Assim, a Correos foi atualizando, continuamente, os seus produtos e serviços, embora este esforço de renovação constante nem sempre tenha sido detetado pelo público.
Para projetar melhor a sua realidade atual e mostrar a sua capacidade de adaptação aos desafios colocados pela sua missão no século XXI, a Correos precisava de atualizar a sua identidade visual e, para isso, contou com a Summa, que já tinha levado a cabo a renovação de marcas emblemáticas do domínio público como, por exemplo, a RTVE.
A Correos é uma marca agradável, um ícone característico da paisagem urbana e rural do nosso país e, por isso, qualquer modificação nos seus elementos de identidade devia ser levada a cabo com muito cuidado e com fidelidade à sua essência.
Um símbolo para o mundo de hoje
No que se refere ao símbolo característico da marca (a trompa), levámos a cabo um exercício muito técnico, subtil e respeitador para com a essência do dito símbolo, mas que simplifica as suas formas e o torna mais leve por ter mais espaço entre as linhas. Assim, o símbolo está alinhado com a filosofia pixel perfect, o que lhe permite um melhor comportamento em espaços reduzidos e em suportes digitais, em que a marca está cada vez mais presente.
Apostamos em dar ao símbolo um maior protagonismo, eliminando elementos acessórios que adicionavam ruído e deixando que seja, por vezes, o único elemento identificador da marca, prescindindo inclusivamente do naming. Poucas marcas podem permitir-se este exercício, que requer um grande reconhecimento de marca e ampla presença e penetração territorial.


Criar um ícone
Em linha com a simplificação da trompa, libertámo-nos de todos os elementos desnecessários à identidade visual, concentrando-nos nos dois elementos mais representativos: o amarelo e a trompa.
Através da economia de elementos e do tratamento simples e purista, conseguimos proporcionar aos suportes da marca um aspeto icónico que reforça a sua representatividade e importância comunitária.



Uma tipografia própria para a Correos
Um elemento importante na renovação da identidade visual da Correos é a sua nova tipografia. Juntamente com a Monotype, criámos uma nova fonte tipográfica de utilização exclusiva para a Correos a que chamámos “Cartero” em homenagem a estes profissionais emblemáticos da empresa.
A nova tipografia transmite elegância e modernidade e reforça os atributos essenciais da nova Correos. A sua simplicidade assegura o funcionamento correto da mesma em todo o tipo de mensagens (das corporativas às comerciais, dos ambientes digitais aos tradicionais) e, ao mesmo tempo, fará com que perdure no tempo sem perder a atualidade.




Ordem e coerência
Desde o primeiro carteiro urbano em 1756 até à utilização do telégrafo ou à criação dos códigos postais nos anos 80, a história da Correos é uma história de inovação. Especialmente nos últimos anos, a empresa ampliou, de forma exponencial, a carteira de produtos e serviços que oferece aos cidadãos.
Por tudo isto, e tendo em conta, além disso, que a Correos comunica através de vários canais, era fundamental garantir a coerência entre as mensagens. Para isso, criamos um elemento de identificação adicional: a etiqueta.
A nova etiqueta da nova Correos
Criámos um sistema visual baseado na etiqueta, elemento fundamental no envio e na receção de cartas ou encomendas. Um sistema modular e flexível que identifica, de forma transversal, todas as peças de comunicação da marca.
A etiqueta adapta-se às diferentes formas de comunicação, tanto da marca principal como das suas submarcas e, a partir de agora, será um dos elementos que caracterizarão a identidade da marca Correos, como o são, sem dúvida alguma, o carteiro ou a caixa do correio.





Uma orientação de design específica
Para produtos de um alto nível estratégico, criámos uma linha de orientação de design específica, baseada no papel como elemento transmissor. O estilo procura rejuvenescer as comunicações da marca com os novos públicos.
Para criar as peças de comunicação da CityPaq, contamos com a equipa artística de Sara Riera e Mireia Ruiz.











Mais Correos em todos os suportes
A renovação da identidade da marca da Correos foi um projeto global que se alarga a todo o tipo de suportes, tanto corporativos como comerciais e de comunicação.
Dado o “caráter oficial” de alguns dos materiais que a Correos gera, elementos como a papelaria, os selos e a documentação técnica deviam continuar a manter o referido caráter oficial, mas também deviam ser renovados de acordo com o resto dos suportes.



Correos por dentro: a estrutura
A Correos tem mais de 50 000 trabalhadores entre pessoal de escritório, carteiros, pessoal de apoio, gestão, etc. Por isso, como parte do projeto optámos por dotar a marca com uma estrutura que ajudará a dar vida e dinamismo às peças dirigidas ao público interno, bem como a eventos corporativos e ao merchandising.
A estrutura parte da morfologia da trompa e transmite alegria e vitalidade às peças onde se aplica, fazendo parte do “kit” de elementos de identidade da marca, que se conjugam de acordo com os públicos aos quais se dirige e aos suportes em que se expressa.





