Uma marca ainda mais global

O FC Barcelona é uma marca reconhecida mundialmente que transcende o futebol e até mesmo o desporto. Uma marca em busca da excelência, como reflete o seu Plano Estratégico, que tem, entre outros, o objetivo de melhorar a marca para torná-la ainda mais global, atrair novos públicos e alcançar novos mercados. Para atingir o seu objetivo, o Barça confiou em nós para desenvolver um projeto integral de branding.

Trabalhando em equipa com o seu departamento de marca, atualizámos o seu relato para projetar melhor os valores e atributos que distinguem o FC Barcelona, racionalizámos e organizámos o portefólio de marcas, criámos novos recursos expressivos e atualizámos os históricos. Um plano global para colocar o Barça no universo das grandes marcas globais.

Uma marca, duas expressões

Como resultado deste processo e da nova estratégia, apostámos em duas expressões oficiais da marca: FC Barcelona em todos os assuntos relativos ao âmbito institucional e futebolístico, e Barça, uma expressão muito popular que, contudo, ainda não tinha adquirido um caráter oficial.

Esta segunda identifica tudo o que está relacionado com as outras áreas desportivas e as áreas do conhecimento, mudança social e entretenimento. Áreas que explicam por si só o motivo pelo qual o Barça é mais do que um clube.

Novos recursos expressivos

Para ampliar o registo expressivo da marca, concebemos um sistema visual inspirado nos seus valores e atributos que dá à marca uma linguagem distintiva e flexível, capaz de se adaptar aos diferentes contextos e públicos com os quais interage.

Um sistema de cores, faixas e texturas moduláveis consoante as áreas e os domínios de atividade do clube. E uma tipografia própria exclusiva do FC Barcelona, que assenta nos elementos do emblema e na personalidade da marca — versátil e com capacidade para evoluir.

"O nosso sistema visual, o nosso sistema de jogo"

Sistema Visual FC Barcelona
merchan parches

A tipografia

Para transmitir a personalidade e a história do clube, bem como o seu novo posicionamento, desenvolveu-se, juntamente com Íñigo Jerez, uma família tipográfica completa de 7 pesos na sua variante Sans, e de 4 pesos para a Serif, Condended e Compressed.

É um exemplo único dentro do mundo do branding desportivo, com capacidade para poder trabalhar como recurso empresarial e como recurso expressivo da marca.

"One vision, one brand, one voice, infinite posibilities"

Revista Barça

Se gostou deste Case Study, consulte mais aqui

Este Website recorre ao uso de cookies para proporcionar uma melhor experiência de navegação. Se você continuar a navegar consideramos que você aceitar o seu uso. Mais informação

Aceitar