Evoluir a partir da essência

Com mais de 60 anos de história, a Filmax é uma referência inegável no mundo do cinema. Depois de superar várias crises e de se reinventar, a produtora e distribuidora cinematográfica espanhola necessitava de possuir uma

história de marca que valorizasse as suas qualidades e lhe permitisse projetar-se com maior força. A nossa tarefa consistiu em atualizar a marca a partir do ADN que tinha tornado a Filmax tão reconhecida no subconsciente coletivo.

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Sonhar é coisa de corajosos

Em colaboração com os responsáveis da Filmax, trabalhámos para encontrar a essência da marca: escutámo-los, percorremos o seu caminho e analisámos os pilares da empresa até definirmos uma estratégia e um relato baseados na sua história, que reforçam o seu posicionamento e lhe conferem um valor diferencial.

Verbalizámos esta essência no conceito «Sonhar é coisa de corajosos». Um conceito que valoriza a grande aposta da Filmax no cinema em Espanha quando ninguém o fazia, reflete tanto o caminho já percorrido pela distribuidora como aquele que ainda lhe falta percorrer, e pode declinar-se a cada um dos grupos de interesse do mundo do cinema.

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A assinatura dos corajosos

A partir desta história e conceito de marca, concebemos a nova identidade visual da Filmax. O novo logótipo mantém o tipo de caligrafia tão reconhecido da marca, mas tem mais carácter e aplicabilidade, especialmente em suportes digitais.
Como se se tratasse de uma assinatura pessoal, trabalhámos em conjunto com designers tipográficos e grafólogos para

conseguirmos que a grafia do novo logótipo correspondesse aos traços da personalidade da Filmax: a inclinação para a direita, a base ascendente, os contornos definidos, os contrastes, a estrutura ligada ou as formas curvas refletem o carácter lutador, corajoso, apaixonado, autêntico, otimista e especializado da empresa e que se convertem no melhor representante dos seus valores.

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Trabalhámos em conjunto com grafólogos para conseguirmos que a grafia do novo logótipo correspondesse aos traços da personalidade da Filmax

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A cor do cinema

Falar da Filmax é falar de cinema, motivo pelo qual trabalhámos com as cores básicas da indústria. A nova identidade visual expressa-se em branco e preto e concentra-se na assinatura, prescindindo de outros símbolos,

como a bola tricolor. Ao branco e preto, junta-se o prateado como cor corporativa pela sua capacidade de emitir luz, outra das características do meio.

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O equilibrista que persegue os seus sonhos

Se há uma peça com grande visibilidade na identidade de uma produtora e distribuidora cinematográfica é a animação que vemos na sala de cinema, às escuras, e dispostos a que nos contem uma história. Uma oportunidade única para comunicar o conceito estratégico.

A figura do equilibrista era a ideal para contar a nova história da marca. Por isso, o vídeo mostra um equilibrista caminhando sobre o arame entre dois edifícios como metáfora da coragem inerente aos protagonistas do cinema. Para a produção em 3D, contámos com o estudo de animação Diestro.

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Uma homenagem musical

A música da animação é de especial importância. Criada pelo compositor espanhol e vencedor dos Prémios Goya, Lucas Vidal, é uma versão atualizada da icónica melodia da Filmax.

Desta forma, conserva a essência e valores que a empresa construiu até à data, mas contribui para a atualização da marca.

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