RTVE
O símbolo da mudança
A identidade corporativa da RTVE e das empresas associadas não eram renovadas há décadas, apesar das profundas transformações que o setor audiovisual e a própria corporação tinham vindo a sofrer. Isto não só fazia com que fosse percecionada como uma empresa antiga, mas criava também uma barreira de comunicação para a qual a RTVE tinha de aplicar um maior esforço para se adaptar às alterações do setor e satisfazer as novas necessidades da sua audiência. Desta forma, a RTVE foi profundamente renovada com um novo quadro regulamentar e uma nova visão de futuro, e era necessário expressar tudo isto através de um projeto que fosse mais abrangente que uma simples mudança de símbolo. Deveria ser o símbolo da mudança.



Um grande grupo de comunicação integrado
Um dos apectos chave da nossa estratégia foi projetar a RTVE como um grande grupo de comunicação e criar maiores sinergias entre todas as suas empresas e canais.
Para isso, desenvolvemos uma arquitetura de marca integrada, com um sistema visual comum, em que a RTVE adquiriu um papel importante que antes não tinha.


A luz, origem e movimento
A RTVE é uma marca que nasce da luz e é através dela que se expressa. Seja desde o ecrã da televisão, de um tablet, de um telemóvel ou de um computador, a luz está sempre presente. Por isso, inspirámo-nos na luz para criar a nova identidade que, no seu conjunto, procura refletir o equilíbrio entre o tecnológico e o humano e evoca simultaneamente liderança, proximidade e movimento.
Os logotipos foram desenhados com uma tipografia ad hoc na qual se destaca um gesto comum no “e”, atributo que distingue a RTVE de outros grupos de comunicação públicos e privados, em Espanha.



Tipografia adhoc
A tipografia foi especialmente modificada por tipógrafos para transmitir uma personalidade única e ter um excelente comportamento em todo o tipo de suportes e ecrãs. No logotipo também se destaca um gesto comum no “e” como atributo que distingue a RTVE de outros grupos de comunicação públicos e privados em Espanha.





“Uma marca que nos une e nos muda”
Luiz Fernández, Presidente RTVE (2007-2009)








Rejuvenescimento e revitalização de todos os suportes
O projeto de marca para a RTVE é um projeto global que se estende a todo o tipo de suportes: desde sinalética interna e unidades móveis, até aos elementos de merchandising e qualquer outro tipo de material corporativo. É assim todo um mundo de expressões que refletem o rejuvenescimento e a revitalização da marca.





Vídeo no realizado por Summa.



