Este Website recorre ao uso de cookies para proporcionar uma melhor experiência de navegação. Se você continuar a navegar consideramos que você aceitar o seu uso. Mais informação

Aceitar

RTVE

O símbolo da mudança

A identidade corporativa da RTVE e das empresas associadas não eram renovadas há décadas, apesar das profundas transformações que o setor audiovisual e a própria corporação tinham vindo a sofrer. Isto não só fazia com que fosse percecionada como uma empresa antiga, mas criava também uma barreira de comunicação para a qual a RTVE tinha de aplicar um maior esforço para se adaptar às alterações do setor e satisfazer as novas necessidades da sua audiência. Desta forma, a RTVE foi profundamente renovada com um novo quadro regulamentar e uma nova visão de futuro, e era necessário expressar tudo isto através de um projeto que fosse mais abrangente que uma simples mudança de símbolo. Deveria ser o símbolo da mudança.

 

Um grande grupo de comunicação integrado

Um dos apectos chave da nossa estratégia foi projetar a RTVE como um grande grupo de comunicação e criar maiores sinergias entre todas as suas empresas e canais.

Para isso, desenvolvemos uma arquitetura de marca integrada, com um sistema visual comum, em que a RTVE adquiriu um papel importante que antes não tinha. 

 

A luz, origem e movimento

A RTVE é uma marca que nasce da luz e é através dela que se expressa. Seja desde o ecrã da televisão, de um tablet, de um telemóvel ou de um computador, a luz está sempre presente. Por isso, inspirámo-nos na luz para criar a nova identidade que, no seu conjunto, procura refletir o equilíbrio entre o tecnológico e o humano e evoca simultaneamente liderança, proximidade e movimento.

Os logotipos foram desenhados com uma tipografia ad hoc na qual se destaca um gesto comum no “e”, atributo que distingue a RTVE de outros grupos de comunicação públicos e privados, em Espanha.

Tipografia adhoc

A tipografia foi especialmente modificada por tipógrafos para transmitir uma personalidade única e ter um excelente comportamento em todo o tipo de suportes e ecrãs. No logotipo também se destaca um gesto comum no “e” como atributo que distingue a RTVE de outros grupos de comunicação públicos e privados em Espanha.

 

 

“Uma marca que nos une e nos muda”

Luiz Fernández, Presidente RTVE (2007-2009)

Rejuvenescimento e revitalização de todos os suportes

 

O projeto de marca para a RTVE é um projeto global que se estende a todo o tipo de suportes: desde sinalética interna e unidades móveis, até aos elementos de merchandising e qualquer outro tipo de material corporativo. É assim todo um mundo de expressões que refletem o rejuvenescimento e a revitalização da marca.

RTVE tarjetas
RTVE papeleria

Vídeo no realizado por Summa.

Se você gostou deste