RTVE

O símbolo da mudança

A identidade corporativa da RTVE e das empresas associadas não eram renovadas há décadas, apesar das profundas transformações que o setor audiovisual e a própria corporação tinham vindo a sofrer. Isto não só fazia com que fosse percecionada como uma empresa antiga, mas criava também uma barreira de comunicação para a qual a RTVE tinha de aplicar um maior esforço para se adaptar às alterações do setor e satisfazer as novas necessidades da sua audiência. Desta forma, a RTVE foi profundamente renovada com um novo quadro regulamentar e uma nova visão de futuro, e era necessário expressar tudo isto através de um projeto que fosse mais abrangente que uma simples mudança de símbolo. Deveria ser o símbolo da mudança.

 

Um grande grupo de comunicação integrado

Um dos apectos chave da nossa estratégia foi projetar a RTVE como um grande grupo de comunicação e criar maiores sinergias entre todas as suas empresas e canais.

Para isso, desenvolvemos uma arquitetura de marca integrada, com um sistema visual comum, em que a RTVE adquiriu um papel importante que antes não tinha. 

 

A luz, origem e movimento

A RTVE é uma marca que nasce da luz e é através dela que se expressa. Seja desde o ecrã da televisão, de um tablet, de um telemóvel ou de um computador, a luz está sempre presente. Por isso, inspirámo-nos na luz para criar a nova identidade que, no seu conjunto, procura refletir o equilíbrio entre o tecnológico e o humano e evoca simultaneamente liderança, proximidade e movimento.

Os logotipos foram desenhados com uma tipografia ad hoc na qual se destaca um gesto comum no “e”, atributo que distingue a RTVE de outros grupos de comunicação públicos e privados, em Espanha.

Tipografia adhoc

A tipografia foi especialmente modificada por tipógrafos para transmitir uma personalidade única e ter um excelente comportamento em todo o tipo de suportes e ecrãs. No logotipo também se destaca um gesto comum no “e” como atributo que distingue a RTVE de outros grupos de comunicação públicos e privados em Espanha.

 

 

“Uma marca que nos une e nos muda”

Luiz Fernández, Presidente RTVE (2007-2009)

Rejuvenescimento e revitalização de todos os suportes

 

O projeto de marca para a RTVE é um projeto global que se estende a todo o tipo de suportes: desde sinalética interna e unidades móveis, até aos elementos de merchandising e qualquer outro tipo de material corporativo. É assim todo um mundo de expressões que refletem o rejuvenescimento e a revitalização da marca.

RTVE tarjetas
RTVE papeleria

Vídeo no realizado por Summa.

Se gostou deste Case Study, consulte mais aqui

Este Website recorre ao uso de cookies para proporcionar uma melhor experiência de navegação. Se você continuar a navegar consideramos que você aceitar o seu uso. Mais informação

Aceitar