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A renovação de uma marca

Com mais de dois séculos de tradição, o Grupo Osborne é responsável por selecionar, produzir e levar produtos alimentares e bebidas da mais elevada qualidade a consumidores de todo o mundo. A divisão de produtos ibéricos produz o melhor presunto de bolota 100% ibérico nas suas caves em Jabugo. E fá-lo, entre outras marcas, sob a marca Sánchez Romero Carvajal.

Para fortalecê-la, conseguir reposicioná-la no mercado gourmet e atualizar os códigos estéticos, a Summa realizou um projeto global que incluiu a definição estratégica, a arquitetura e o reposicionamento de marca, que abriram caminho à nova identidade visual. Um trabalho vencedor de um Bronze nos Pentawards 2021.

Punto de partida SRC

A recuperar a essência

Em conjunto com a equipa da Osborne, investigámos as raízes e a história da marca, bem como os atributos que a diferenciam, para definirmos um novo posicionamento. Descobrimos que, para obter um verdadeiro presunto de bolota 100% ibérico original, é necessário proteger a pureza da raça, utilizar processos artesanais herdados de pai para filho e criar animais em liberdade no seu habitat natural, o montado de Jabugo.

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Mas se Sánchez Romero Carvajal aprendeu alguma coisa nos seus mais de 140 anos de história, é que o principal é uma questão de ADN. Algo que merecia uma história de marca à altura. Foi definido um novo posicionamento, assim como uma declaração capaz de resumir a singularidade da marca: “Essência inalterável”.

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O guardião das essências

PPara refletir o novo território da marca e conseguir a diferenciação no seu sector, também amadurecemos o projeto a nível gráfico até encontrarmos a rota criativa capaz de recuperar a essência da marca. Partimos de certos indutores característicos da Sánchez Romero Carvajal, como a origem, sabor, Jabugo, terra, equilíbrio, essências ou tradição moderna para “desenharmos” o ADN da nova essência: um guardião e mestre das essências e da nossa terra.

Demos-lhe vida ao personificá-la num elemento icónico e inovador: um porco que dignificamos e convertemos no símbolo deste conhecimento (monóculo) e qualidade (laço). Dada a complexidade das técnicas de impressão necessárias para o produto (que incluem também o bordado), foram produzidas duas versões do logótipo: uma original, com muito mais detalhe, e uma simplificada.

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O equilíbrio visual

A cor foi outro dos elementos centrais do projeto. Manteve-se o verde, associado à natureza e à tradição do sector, mas este foi complementado com uma paleta cromática brilhante que conferiu à embalagem um aspeto moderno e contemporâneo, capaz de se adaptar a qualquer tipo de suporte necessário.

Un espacio flexible

Completámos a identidade com requintadas ilustrações de folhas de azinheira e bolotas, dois elementos inerentes ao produto. A seleção da tipografia corporativa também constituiu um desafio devido à extensão do texto da marca Sánchez Romero Carvajal. Para solucioná-lo, foi feito um trabalho num espaçamento mais condensado, fazendo uso de letras maiúsculas para melhorar a legibilidade.

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Um Pentaward de Bronze

Em suma, uma nova imagem de marca e design de embalagem capazes de recuperar a essência inalterável de uma marca emblemática. Um projeto vencedor de um Bronze nos prémios Pentawards 2021.

En definitiva, una nueva imagen de marca y un diseño de packaging capaces de recuperar la esencia inalterable de una marca emblemática. Un proyecto ganador de un Bronce en los Premios Pentawards 2021.

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