Este Website recorre ao uso de cookies para proporcionar uma melhor experiência de navegação. Se você continuar a navegar consideramos que você aceitar o seu uso. Mais informação

Aceitar

Virto

 

Shaping the future

A Axiare Patrimonio, empresa imobiliária patrimonialista cotada na Bolsa de Valores de Madrid, contou com a Summa para criar a marca do projeto mais ambicioso em termos de inovação e tecnologia que desenvolveu até à data e que pressupõe um investimento de mais de seis milhões de euros. Trata-se de um edifício que aspira a converter-se num dos imóveis mais avançados da Europa, em termos de eficiência, sustentabilidade e tecnologia, sendo o primeiro imóvel de escritórios a contar com um assistente virtual.

 

A identidade como cimento

O mercado imobiliário aposta cada vez mais no branding para dar valor aos seus ativos, projetar melhor as suas qualidades e diferenças e potenciar a sua imagem face à comercialização. Dado o valor icónico que alguns edifícios têm no seu contexto, dotá-los com uma marca permite gerir profissionalmente a imagem que projetam, evitando que a perceção que acaba por permanecer no mercado seja fruto do azar ou de elementos incontroláveis (como, por exemplo, denominações populares do edifício).

Planta edificio
Numeros

Passo a passo

O trabalho da Summa consistiu em definir um conceito estratégico para o edifício, criar o seu nome, conceber a sua identidade corporativa e desenhar as principais áreas nas quais se expressa a identidade do edifício. O conceito estratégico procura ressaltar o facto de todas as vantagens e avanços tecnológicos do edifício terem sido pensados para melhorar a qualidade de vida de quem lá trabalha, não se tratando simplesmente de um espaço de trabalho marcadamente tecnológico ou uma mera ostentação futurista.

Espera-se que este edifício atraia as melhores e mais avançadas empresas do mundo. Empresas que procuram escritórios consistentes com os seus valores e cultura, que contribuam para transmitir quem são e as suas ideias sobre como se deve trabalhar hoje em dia (com maior flexibilidade, interação, conectividade…), para além de contarem com ferramentas tecnológicas avançadas à altura da sua própria inovação.

Edifícios que contribuem também para a eficiência e produtividade, tornando a vida mais cómoda aos que lá trabalham, sendo sustentáveis no conceito mais amplo da palavra (não apenas em termos do meio ambiente). Para expressar este conceito, a Summa criou o nome VIRTO. Um termo que fala de tecnologia, mas na sua dimensão humana, uma vez que o edifício ganha vida e se relaciona com os seus habitantes através do assistente virtual que presta serviços aos seus ocupantes. Desta forma, quando necessitarmos de algo neste edifício, falaremos com o Virto através de aplicações e ecrãs, através dos quais este irá prestar a sua ajuda com apresentações, indicações sobre onde nos devemos dirigir, etc.

Bocetos
Palazuelo
Interior
Interior
Interior

Uma identidade em movimento

A identidade inspira-se nas formas da obra do artista Pablo Palazuelo, tal como o design da fachada e do interior do edifício, associando visualmente identidade corporativa e arquitetónica. Tanto a equipa da Axiare Patrimonio como a da Summa consideram que este artista transmite esse vínculo sempre tão procurado entre design gráfico e arquitetura. Portanto, o design foi, sobretudo, um exercício de exploração formal e artística. Quisemos refletir a atitude do edifício através da tipografia, e o estilo de Palazuelo serviu-nos como índice para podermos criar uma marca líquida, em constante movimento, capaz de ser a voz, não só do edifício, mas também da inteligência artificial que vive dentro dele.

Olá, sou o Virto

O Virto é mais do que apenas um edifício, é um ser digital com o qual se poderá comunicar através de voz, ecrãs táteis e detetores de controlo gestual. A sua presença melhorará radicalmente o funcionamento dos serviços, da segurança e transformará definitivamente a experiência de quem lá trabalhe. Desta forma, os utilizadores poderão, entre outras funcionalidades, aceder ao espaço de trabalho utilizando uma chave virtual no telemóvel e reservar um lugar de estacionamento para um automóvel elétrico, uma sala reuniões ou até um menu da cafetaria, por exemplo. Também poderá comunicar qualquer ocorrência no edifício ao serviço de manutenção, consultar qual o trajeto mais rápido para chegar ao escritório, e um sem número de funcionalidades que se irão adicionando em função dos serviços solicitados pelos utilizadores. Uma mente em constante crescimento.

Numeros
Numeros
Pantalla 2
Numeros
Pantalla 2

Se gostou deste Case Study, consulte mais aqui