A vida requer movimento

· por Redacción
evolucion de marca

Atualmente, é normal ouvirmos que temos de ser únicos, sobressair e diferenciar-nos da nossa concorrência para cada projeto que desenvolvemos. Mas, ao mesmo tempo, observamos várias mudanças que tendem ao minimalismo e ao flat design, e todas elas acabam por se parecer. É importante procurar novas alternativas e novos caminhos para marcar a diferença.

 

A evolução da marca

Branding é um termo relativamente novo, que continua a amadurecer e a crescer. Dando-nos asas a experimentar, desenvolver e inovar em campos novos com a finalidade de fortalecer as marcas. O logotipo tem de ser um dos ativos de marca mais importantes. É o que nos torna conhecidos e é o primeiro que as pessoas veem quando entram em contacto com a nossa marca. O mundo digital de hoje em dia é um território obrigatório que nos introduz, mais que nunca, o movimento.

Vamos resumir algumas das razões da importância de ter logotipos animados, e incluiremos alguns exemplos:

 

“A vida requer movimento” – Aristóteles

 

BRAND AWARENESS

Um dos objetivos principais de um logotipo é de potencializar o Brand Awareness. Ter um logotipo animado, isto é, com movimento, ajuda a criar uma imagem memorável na mente do cliente. Pensemos no logo da Paramount Pictures ou da Universal. Todos imaginamos as estrelas a voar por cima do lago e a subir a montanha ou o planeta a girar.

 

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Na maioria dos casos, os logotipos são imagens estáticas. Mas, com a utilização inteligente da animação, as marcas ganham vida através do movimento. Um logotipo animado cria uma impressão imediata na mente do cliente, aumentando assim o seu Brand Awareness.

   

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CONTA-ME UMA HISTÓRIA

Não há dúvida que uma imagem estática pode contar uma história, mas uma imagem em movimento pode multiplicar a sua personalidade e o seu carácter. As marcas enriquecem a sua capacidade de comunicar, a sua essência ou proposta de valor, ao incorporar movimento. É um recurso que facilita o entendimento da sua essência por parte do consumidor. Não queremos dizer com isto que um logo estático não o transmita, mas ao se aplicar uma animação, facilitamos a compreensão do valor de marca de forma mais rápida.

 

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SOU ÚNICO

Voltando ao início deste artigo… Hoje em dia todos queremos ser únicos, sobressair e nos diferenciar dos outros, mas o que é certo é que, curiosamente, cada vez mais nos parecemos uns aos outros. Um logotipo animado tem mais possibilidades de se ligar emocionalmente ao seu público-alvo, contribuindo para a história geral por trás da sua marca. O movimento transmite o ambiente da marca de modo instantâneo e retém a atenção do espectador durante um período de tempo superior.

 

 

AGORA TENS A MINHA ATENÇÃO

Com a quantidade de conteúdo digital que está à nossa volta, é fundamental lutar por manter a atenção dos potenciais clientes. As marcas que adotam logotipos em movimento demonstram uma maior conversão nas suas páginas web, comparando com as que não o fazem. As marcas criadas com o recurso constante ao movimento já estão um passo à frente da sua concorrência. Fomentam curiosidade e intrigam os clientes, porque é algo que não jamais tinham visto, já que a nossa sociedade está saturada de marcas estáticas que aparecem de maneira habitual, quando se faz algo distinto, a captação da atenção é incrementada.

 

 

REPETIÇÃO CONSTANTE

Graças a uma nova era digital, onde cada vez mais o conteúdo que consumimos aparece num écran, de um telemóvel ou numa app, podemos utilizá-lo como suporte vantajoso para apresentar logotipos animados, o que ajuda precisamente a potencializar todas as razões mencionadas acima.

 

 

Podemos dizer que existe um terreno novo, oferecido pela era digital e que é o momento perfeito para dar mais vida, força e significado às nossas marcas. Não podemos esquecer o caso da animação viral do logo do candidato à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, que foi obrigado a mudar toda a imagem da sua campanha em plenas eleições de 2017.

 

 

Rodrigo Heredia

Razoável