Brandifiers

Bem-vindos a uma nova forma de entender o branding

O que lhe interessaria ler?

As cidades também são marcas: como construir e gerir o city branding

Para competir em contextos cada vez mais voláteis, complexos e hipercompetitivos, as marcas devem aportar valor. Devem ser capazes de exaltar os seus atributos propondo algo atrativo e relevante que as diferencie da concorrência e as conduza à preferência do seu público-alvo. Caso contrário, as marcas são obrigadas a competir apenas através do preço. E […]

Ler mais

Conhece todos os riscos a que a sua marca está exposta?

Cada vez mais, os Conselhos de Administração e os órgãos de decisão das empresas tomam consciência de que a marca é um ativo intangível de grande valor para as empresas. A sua boa ou má gestão influencia os resultados e uma crise de marca pode trazer sérias dificuldades à empresa. Não se trata apenas de uma potencial […]

Ler mais

Estamos na moda: a propósito do propósito

Porque se diz propósito de marca quando se quer dizer “apanhar o comboio”? As consultoras de marca estão de parabéns, ou então não. O nosso discurso está na boca de todos. Aquilo que sempre defendemos constitui agora o bê-á-bá de qualquer empresa. Finalmente, entende-se a verdadeira importância da marca; ou então não. E digo “ou então não” porque, apesar […]

Ler mais

De desenhar cartazes a banners: como mudou o design gráfico em 100 anos

O design de cartazes nasceu para transmitir mensagens, tanto informativas como comerciais, a determinados públicos. Com o passar do tempo e a mudança impulsionada pela digitalização, surgiram novas formas, novos conceitos e novos suportes para comunicar, como os banners e outros suportes publicitários em formato multimédia. Ainda que o objetivo continue a ser o mesmo, fazer chegar uma mensagem […]

Ler mais

Como criar um manual de marca: exemplos que inspiram

O objetivo de um manual de marca é o de assegurar a coerência em todos os suportes através dos quais esta se expressa e interage com os seus públicos. Para tal, é necessário que o manual determine, de uma forma clara, o estilo e o tom de voz da marca, apresente casos representativos e inspiradores […]

Ler mais

O que acontece ao naming quando o modelo de negócio muda?

A inovação tecnológica, cada vez mais exponencial, está a impulsionar mudanças na maneira de vender, comprar, consumir e, claro, na forma de interagir com as marcas. Vivemos uma época, designada por muitos como a Quarta Revolução Industrial, uma revolução que leva muitas empresas a adaptar o seu modelo de negócio para se manter relevantes. Mas será […]

Ler mais

Identidade Corporativa: exemplos de como a construir e atualizar

A Identidade Corporativa é a forma como uma organização delineia e comunica o seu propósito e a sua proposta de valor aos seus stakeholders. Normalmente, quando falamos em identidade corporativa, referimo-nos à identidade visual de uma empresa, isto é, à manifestação física da sua marca corporativa. Isto inclui os símbolos e os códigos que identificam […]

Ler mais

Branded content: cinco exemplos de marcas a seguir

Content is king. If you don’t like what is being said, then change the conversation. What helps people, helps business. O que têm em comum estas três frases? Para além de terem sido ditas por homens ou personagens de sucesso – Bill Gates, Don Draper e Leo Burnett -, todas demonstram a importância do branded content para […]

Ler mais