Branding

Welcome to the senior revolution

Atualmente, a imagem que se atribui à terceira idade nos meios de comunicação, seja pelas instituições, pela cultura ou pela publicidade está cheia de estereótipos negativos. Estereótipos que se convertem em estigmas, provocando a marginalização social deste grupo etário e despulta a rejeição ao envelhecimento.

A esperança média de vida é cada vez mais elevada, o que, conjuntamente com a baixa taxa de natalidade, está a provocar o envelhecimento da população. Dados atuais mostram como a população espanhola, com mais de 65 anos, representa 20% da população, totalizando mais de 2 milhões de pessoas, dos quais 25% já são octogenários. Números impactantes que situam Espanha na lista de um dos seis países que estão a envelhecer mais depressa e que, segundo as previsões da ONU, terá em 2050 cerca de 40% de pessoas com mais de 60 anos.

Perante esta situação parece evidente que a visão social sobre os seniores deverá mudar. E as marcas têm um papel fundamental nesta mudança.

 

“Quando envelhecer vai ter problemas de saúde e ficará isolado, desorientado e sozinho”, é isto que as marcas dizem hoje aos seus públicos.

Existem três grandes preconceitos sobre as pessoas idosas que aparecem quase sempre nos media quando falamos delas:

O primeiro é mostrar as pessoas idosas como pessoas frágeis e com problemas de saúde.

 

O segundo grande estereótipo é o de ter uma atitude e mentalidade antiquada, vinculada normalmente ao facto de viver em zonas rurais e isoladas, lugares onde as coisas não mudam e onde as tradições mais ancestrais continuam vigentes.

 

E, finalmente, o estereótipo mais habitual e dramático: representar os idosos como pessoas isoladas, inativas, incapazes, sem grande valor acrescentado e a quem só lhes resta esperar pela morte.

Basta já de preconceitos!

No meu caso, os seniores da minha família não encaixam em nenhuma destas três definições. É certo que não passam o dia no Whatsapp ou a publicar fotos no Instagram, mas têm Internet/WiFi, e usam sapatos altos quando a ocasião justifica e têm uma vida social ativa… na verdade, há uns meses disseram-me para não ir visitá-los porque iam passar uns dias fora com uns amigos.

Felizmente, é cada vez mais habitual que as marcas entendam o que significa realmente ser sénior sem se importarem com a idade e trabalharem ativamente para quebrar estes estereótipos, como é o caso da Multiópticas, que redefiniu a sua estratégia e compreendeu muito bem que devemos nos conectar com os nossos públicos através de uma atitude, e não pelo seu perfil sociodemográfico.

Aproveitamos para felicitar as marcas corajosas que, para além de valorizar a terceira idade, também entendem que os seniores são parte dos seus consumidores.

 

Laia Lombao

Redacción

Entradas recientes

E se o metaverso não fosse assim tão mau?

O metaverso é o lugar da moda. Faz sentido. Desperta-nos novamente o fascínio pelas coisas…

2 anos hace

Wake up and smell the coffee

Está um dia de céu azul na plantação de Porto Rico. Apesar da humidade, uma…

2 anos hace

Marcas, dados e portas giratórias

Sempre que passo numa porta giratória, vem-me à cabeça aquela imagem do filme Super-Homem (1978),…

2 anos hace

Desmistificar a criatividade nas empresas

A criatividade é indispensável quando falamos de negócios, especialmente na conjuntura atual. Com um mercado…

2 anos hace

Não exija do propósito o impossível

Há alguns anos, numa sessão de trabalho conjunto com um cliente, levantou-se a questão de…

3 anos hace

Qual o sentido de nos perdermos nas palavras

Recordo ainda a sua voz profunda e alta ao afirmar: “Qual o sentido de nos…

3 anos hace