Branding

As vantagens do co-branding

Diferenciar-se da concorrência é imprescindível para qualquer marca, mas cada vez é mais difícil. Uma estratégia que pode ajudar a reforçá-lo é o co-branding.

O co-branding consiste em associar duas marcas com a finalidade de potenciar o valor e o rendimento de ambas numa linha de negócio concreta. É uma estratégia que permite aumentar o alcance e a influência de ambas as marcas para entrar em novos mercados, reduzir custos mediante economias de escala e ampliar o território da marca. O co-branding baseia-se em oferecer ao seu público-alvo um produto ou um serviço que una os pontos fortes de ambas.

Por exemplo, aproveitando os pontos fortes da tecnologia da Philips e os pontos fortes da imagem da Marcilla, enquanto marca de referência em café, criaram juntas as cafeteiras Senseo. Estas cafeteiras conseguiram atualizar a imagem de marca da Marcilla, associando-a ao mundo da tecnologia, ao passo que a Philips beneficiou da liderança da Marcilla no sector dos cafés moídos. E ambos desenvolveram novas áreas de negócio. Intel é uma marca que se tem apoiado muito no co-branding com as marcas digitais que incorporam os seus circuitos integrados, existindo uma simbiose da qual ambas as partes saem beneficiadas. Duas marcas de vanguarda como a Nike e a Apple também se associaram para criar conjuntamente a iniciativa Sensor Running. Ou o Seat Ibiza com o Spotify.

O co-branding implica o seguinte:

  1. Potenciação de capacidades e de significados para as marcas.
  2. Se, como dizia William Plomer, “a criatividade é a capacidade de conectar o aparentemente desconectado”, no caso do co-branding, essa conexão deverá ser valorizada pelo público-alvo e deverá ser, igualmente, compreendida. Se o público-alvo não vê claramente esta conexão, é muito provável que a estratégia de co-branding não demonstre os resultados previstos.

Para comprovar que a sua marca é passível de ser combinada com outra no âmbito do co-branding, podem-se colocar algumas questões, como por exemplo: combinaria a minha marca com uma marca de relógios?, de tecnologia?, de viagens?, etc.

Em que âmbitos ou para que target’s gostaria de alargar a sua marca e que marcas poderiam ajudá-lo/a?

Existem iniciativas conjuntas temporárias que não devem ser confundidas com co-branding, sendo estas promoções conjuntas. O co-branding requer uma perspetiva de médio prazo, pois é necessário tempo para que se produza uma transferência de significados e se reconheçam novos territórios, portanto…é uma colaboração constante.

Redacción

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