Criar estratégias de marca extraordinárias é um trabalho extremamente especializado, árduo, criativo e de caráter inventivo. Manter essas estratégias de marca ao longo dos tempos, adaptá-las aos hábitos de consumo de um mercado tão global como competitivo e conseguir que essas estratégias transmitam ao consumidor que tanto o nosso know-how bem como o ADN da nossa empresa são um trabalho tão complexo quão fascinante.
Se realizar uma pesquisa na Internet confrontar-se-á com o facto de que existem imensas definições de marca, algumas das mais simples e claras poderiam ser as seguintes:
No entanto, nenhuma destas definições reune toda a informação do que é a marca na realidade, uma vez que apenas se referem aos aspetos formais ou de registo, mas uma marca é muito mais que isso. De uma forma geral estas definições correspondem mais ao conceito trademark (os elementos que permitem a diferenciar e proteger uma marca) do que ao conceito brand (o que na realidade significa e as associações que gera).
Podemos definir uma marca de muitas formas e a partir de muitas perspetivas. Vejamos abaixo alguns exemplos:
Como vemos, há muito mais formas de se aproximar ao conceito do que é uma marca.
Mesmo não sendo tão importante a sua definição mas sim como geri-la corretamente para que acrescente valor. No entanto, se não entendermos bem o que é uma marca e nos limitarmos apenas a vê-la a partir dos seus aspetos gráficos ou formais (o invólucro e não o conteúdo), o mais certo será que não a poderemos gerir com sucesso.
Por outro lado, o branding contempla todo o conjunto de ações necessárias, não apenas para criar uma marca determinada, mas também para gerar valor associado à mesma. Pelo qual, os responsáveis da empresa devem-se certificar de que a sua marca:
O termo inglês branding define-se usualmente como “processo de construção de uma marca determinada”, mas também poderíamos acrescentar que é: o processo de construção, crescimento, expansão e consolidação de uma marca num contexto de amadurecimento em muitas categorias de produtos, saturação mediática e uma realidade digital em contínua evolução.
Criar uma estratégia sólida de marca que nos posicione num mercado cada vez mais saturado, globalizado e competitivo é essencial para a sobrevivência e o sucesso, mas tem de se fazer de uma forma rigorosa e profissional.
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