Estratégia de branding: como proceder quando uma estratégia de marca deixa de ser ótima

· por Redacción
estrategia de branding

Em que consiste uma estratégia de branding?

As marcas e as empresas têm uma identidade na qual devem encontrar o que é mais relevante e distinto para o seu público, de modo a adotarem um comportamento e um tom na comunicação adequados aos seus interesses. Não só a comunicação da empresa como o seu packaging devem estar em consonância com a sua realidade, mas para além disso, o atributo mais relevante é a sua forma de agir enquanto marca, assim como a relação que a mesma tem com os consumidores.

As marcas passam por diferentes etapas e existem ocasiões em que lhes é aconselhável adequar a sua estratégia de branding. Pode ser devido  a mudanças no contexto, necessidades ou interesses dos seus públicos, a iniciativas da concorrência, ou a outras razões. Regra geral, esta necessidade advém, basicamente, de duas situações: quando a empresa evoluiu e a sua imagem já não reflete aquilo que realmente é, ou quando são os públicos e o contexto que evoluíram e a empresa deve mudar para ir ao seu encontro. Em função do intervalo verificado, a mudança ou a evolução deverá ser mais ou menos profunda, tanto a nível estratégico como da sua expressão visual e discurso.

Uma nova realidade: o rebranding

A tecnologia, o contexto social, as dinâmicas do mercado, e em termos gerais, as próprias pessoas estão em constante mudança. E por isso, as marcas devem ter a flexibilidade necessária para se adaptarem e enfrentarem as novas realidades com que se deparam. Se as vendas ficam estagnadas ou diminuem, se a eficácia das suas campanhas é cada vez menor e se a interação com os públicos decai, podem ser sinais de que a marca precisa de um novo enfoque estratégico ou no design. Em suma, de um rebranding.

estrategia de branding

A rede social do Instagram também mudou toda a sua identidade e estilo visual depois de passar a pertencer ao Facebook, com a finalidade de se identificar com um público mais amplo e heterogéneo, optando assim pela simplificação no seu logótipo para o alinhar melhor com o enfoque estratégico e com os valores da marca.

É preciso ter em consideração que o mercado muda constantemente e, atualmente, como os consumidores estão saturados de marcas e de mensagens publicitárias. Trabalhar estratégias de marca e de comunicação que melhorem o posicionamento da marca é muito importante; tal como é importante que essa estratégia prevaleça no tempo e guie o futuro da empresa. Por essa mesma questão, o rebranding de uma empresa deve ter uma razão de peso, visto que os consumidores nem sempre ficam contentes quando há mudanças nos significados e no design da marca de que gostam.

Um exemplo de uma marca teve que fazer marcha atrás com o rebranding é The Gap. A sua tentativa de rebranding com um novo logo no ano 2010 provocou um grande alvoroço, e só seis dias depois a firma voltou ao seu logo original, que já era utilizado há mais de 20 anos.

A dada altura, foi solicitado a Neville Brody, designer que estava na moda naquele momento, uma nova  identidade empresarial para a marca Camper. A nova identidade chegou a ser lançada no mercado, mas não convenceu e foi retirada pouco tempo depois, dado que não encaixava no ADN da marca.

Razoável