A importância do brand manager

· por Redacción
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O que é um brand manager? Esta figura profissional surge na sequência da necessidade de que os valores de uma marca, cuja importância foi discutida num artigo anterior, sejam promovidos e espelhados por todas as pessoas que a representam e por todas as ações que surjam dela.

Até há pouco tempo, o branding era trabalhado de forma paralela e um pouco isolada das outras ações de marketing. No entanto, chegou-se a um ponto em que todo o marketing da empresa se encontrava condicionado pela maneira como os seus membros e as suas ações se adequam ao seu branding. Foi esta necessidade que fez com que o brand manager envolvesse toda a empresa no seu trabalho.

Explicando de forma simples: o brand manager conhece tão bem a marca que representa, como se conhece a si próprio e transmite essa forma de ser e de agir a todos os membros da empresa. Deste modo, quando uma pessoa externa entra em contacto, verá refletida uma personalidade e uma série de valores que reforçarão a imagem da marca e, com ela, os valores que promove. Isto acaba por resultar numa maior simpatia, fidelidade e envolvimento emocional por parte do cliente.

Ora, como é que o brand manager pode conseguir atingir o aqui exposto? Verifique os passos para o alcançar.

 

1º Passo: o brand manager deve embeber-se da marca

O primeiro passo para que o brand manager possa agir em nome da marca é que a conheça tão bem como a si próprio. Deve estudar a fundo o significado do seu nome, as conotações das suas cores empresariais, a forma e o conteúdo das mensagens que foram utilizadas até ao momento… Tudo.

Depois de ter estudado e de conhecer bem a marca, pode passar para o segundo passo.

 

2º Passo: o brand manager deve representar a marca

Com a marca já estudada, o brand manager deve interiorizar e transmitir a sua personalidade e valores da marca nos seus comportamentos dentro da empresa. Portanto este deverá ser uma pessoa com um elevado nível de adaptação, emocional e criativa.

Se a marca que estudou e que representa for uma marca com uma identidade e um slogan empresarial informal, que se dirige a jovens e cujas mensagens anteriores estejam escritas sem utilizar um vocabulário culto, como deverá proceder o brand manager? Deverá simplesmente adaptar-se à personalidade da marca e comunicar de maneira informal, sem recurso à linguagem mais elaborada. No entanto, deverá medir muito bem o seu grau de informalidade.

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3º Passo: o brand manager deve contagiar a marca

Agora que os membros da empresa interagem com o brand manager enquanto representante da marca, chegou o momento de serem conscientes de que esse é o comportamento que eles próprios deverão passar a adotar, por forma a transmitir a personalidade e os valores da marca.

Este processo contribuirá para a união entre todas as comunicações empresariais feitas para o exterior e reforçará a personalidade da marca. Servirá também para que, quando um cliente entre em contacto com a empresa, possa verificar de forma imediata a personalidade da marca, visto que todos os colaboradores seguem os critérios uniformizados. Ajudará, igualmente, a transmitir os valores e a cultura da empresa a toda a sociedade e aos restantes intervenientes interessados.

 

4º Passo: o brand manager monitoriza

O último passo, mas não o menos importante, é aquele em que o brand manager faz um acompanhamento e uma contabilização de que tudo o que está a ser executado de forma correta pelos diversos membros da empresa.

Se isso não se verificar, deverá agir como um guia e orientar cada pessoa e departamento para que assimilem a personalidade e os valores da marca e os tornem seus.

Desta forma, o brand manager transforma-se numa figura imprescindível para todas as empresas que se queiram ligar emocionalmente com os seus clientes, algo que hoje em dia é indispensável.

Razoável