Já analisámos quais são as extensões de marca, como desenvolvê-las e até onde chegar (pode ler aqui a primeira parte deste artigo). E para que uma marca cresça, os seus gestores ou responsáveis têm várias opções ao seu alcance: extensão de marca, licenças, cobranding… Optar por uma destas requer uma análise da situação do produto, da empresa, do mercado e concorrência, bem como uma visão global e uma perspetiva de longo prazo. Estas são algumas análises que podem orientar os responsáveis que gerem marcas nas suas decisões.
Uma extensão de marca é uma estratégia de branding e de marketing que utiliza uma marca já existente para o lançamento de outro produto sob o mesmo nome, mas para outra categoria de produtos.
Há certos fatores essenciais no momento de desenvolver extensões de marca que podem facilitar a sua aceitação no mercado:
Um possível fracasso poderá derivar do incumprimento ou carência dos 8 fatores anteriores. É necessário avaliá-los e validar com os consumidores, clientes ou retailers, as possíveis implicações e consequências antes de realizar o projeto.
Existem ainda outros modelos de extensão de marca que, em termos de negócio, passariam por conceder licenças de produto a terceiros ou o cobranding, a associação ou alianças com outras marcas que se orientam por princípios e diretivas bastantes semelhantes (como, por exemplo, o Google Car com a Ford).
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