Brand Center, uma ferramenta para gerir a marca

Construir uma marca requer alinhar todas as ações e comunicações levadas a cabo pela empresa. Só desta forma é que se consegue que tudo o que esta faz seja coerente e contribua, de forma ativa, para materializar o propósito da empresa e a sua proposta de valor, garantindo uma experiência consistente e significativa aos seus públicos durante a interação que estes têm com qualquer um dos pontos de contacto com a empresa. No entanto, gerir marcas é cada vez mais complexo. Antes de conhecermos a plataforma Brand Center, reflitamos sobre alguns dos desafios que as equipas de marketing enfrentam:

  • Multiplicam-se os pontos de contacto com os públicos, bem como os elementos e materiais a gerir.
  • Há cada vez mais intervenientes internos e externos neste tipo de processos o que os torna complexos de coordenar.
  • Torna-se difícil manter todos os materiais devidamente organizados e à disposição das equipas em qualquer momento.
  • É expectável que as empresas sejam capazes de dar respostas em tempo real.
  • É essencial ter uma visão integrada, contínua e informada de todos os processos de gestão da marca.

A falta de ferramentas adequadas leva a que os responsáveis pela marca enfrentem inúmeras dificuldades, dedicando tempo excessivo a tarefas mecânicas ou a corrigir erros ou implementações inconsistentes, o que muitas vezes significa atrasos nos projetos e orçamentos excedidos, além dos riscos de deterioração da reputação da marca.

Para responder a estes desafios de forma eficaz, é necessário ter ferramentas específicas, como o Brand Center.

Para que serve o Brand Center?

O Brand Center é uma plataforma digital que permite ter um centro de trabalho na Cloud onde agrupar, organizar e gerir todos os documentos, arquivos, informações, inventários e, de uma forma geral, todos os ativos relacionados com a marca, o marketing e a comunicação, num sentido amplo.

Através de uma gestão lean, o Brand Center permite organizar todos os elementos estratégicos e táticos de uma empresa numa única plataforma na Cloud (estratégia de marca, manuais, guidelines, materiais gráficos, bancos multimedia, templates, elementos de merchandising, catálogos, materiais digitais, etc.) para que estejam sempre acessíveis a todos os membros da organização, bem como a parceiros externos certificados (agências, gráficas, fornecedores, entre outros). Desta forma, os processos são simplificados e a coerência e consistência são garantidas, evitando erros, economizando custos e ganhando tempo nas implementações.

Entre as funções disponibilizadas pelo Brand Center, destaque para:

  • a gestão de um banco multimedia;
  • um módulo de auto-edição, para criar peças online a partir de templates pré-existentes;
  • uma aplicação que permite a criação de fluxos de trabalho para a organização e a monitorização de todas as etapas, pessoas e processos envolvidos num projeto, com sistemas de aprovação online.

Na Summa fomos pioneiros no desenvolvimento do Brand Center e esta plataforma tem vindo a ser adotada pelas principais marcas da Península Ibérica. No último ano, criámos uma nova plataforma tecnológica, chamada Brand Center Aggylon, que foi concebida por consultores especializados na gestão de marcas e por especialistas em ferramentas de gestão. Uma ferramenta criada a partir da experiência de profissionais que conhecem muito bem o dia-a-dia e as dificuldades enfrentadas pelas equipas de marketing. Com uma tecnologia avançada, user-friendly e com a modalidade SaaS (Software as a Service), o BrandCenter Aggylon é uma ferramenta disponível para empresas de todos os setores e tamanhos.

Hoje em dia, a maioria das empresas tem de lidar com a gestão da marca através de soluções que não oferecem as condições adequadas e que não foram pensadas com esse propósito. É o caso da Intranet, da Dropbox ou do próprio Google Drive, que permitem armazenar ou enviar documentos, mas não gerir os elementos e os processos adequadamente.

O Brand Center Aggylon possibilita que pequenas e médias empresas utilizem ferramentas de gestão que, até agora, eram apenas usadas por grandes empresas. Assim como existem ferramentas tecnológicas específicas para a contabilidade ou para as vendas, as atividades relacionadas com a marca não podem ser deixadas para trás. E, para isso, existe o Brand Center Aggylon!

Comentários

Ainda não existe nenhum comentário neste post

Escreva comentário