O desejo de todas as marcas, quer sejam novas ou já existentes, é serem reconhecidas ou instantaneamente lembradas pelos utilizadores, mas isso não é uma tarefa simples, pois requer trabalhar o branding da marca de uma forma rigorosa. Para tal, uma das tarefas que ajudam e contribuem é definir o território da marca.
Entende-se por território de marca o espaço conceitual que se pretende que o público associe à nossa marca. Definindo este território, criamos as bases para dar conteúdo à marca e dotamo-la com mais recursos para criar iniciativas e conversas, estreitando as relações com o público-alvo ao qual se dirige.
Por exemplo, o território da marca Redbull é claro e é definido pela adrenalina. A partir daí, todas as suas ações giram em torno deste espaço em que a empresa pretende posicionar-se (e conseguiu-o largamente).
É muito vantajoso para as empresas dedicar algum tempo a realizar uma reflexão juntamente com profissionais para a criação do referido território. Aqui estão algumas dessas vantagens:
Para definir o território de uma marca, recomendamos seguir cinco passos:
A partir daí, temos uma base para definir corretamente os territórios da marca. Mas para definir territórios que realmente desenvolvam todo o potencial de uma marca, são necessários profissionais de branding que contribuam com uma combinação de pensamento criativo e estratégico.
Tomemos como exemplo uma empresa dedicada às energias renováveis — faria sentido propor ocupar territórios relacionados com o ambiente, a mudança climática, a transparência, etc. Mas é altamente provável que esses territórios já estejam ocupados e sejam recorrentes no sector. Encontrar espaços próprios, que possam ser explorados e capitalizados para a marca não é tarefa fácil. Neste sentido, os pontos 3 e 4 são essenciais, mas isso exige que tenhamos definido previamente uma estratégia de marca rigorosa e, sem dúvida, que contemos com o apoio de profissionais.
Como é a nossa marca? Que necessidades atuais existem? Como é que se pretende que os clientes a percepcionem? Que áreas e temas são relevantes para os nossos clientes? De que podemos falar com legitimidade? …estas são algumas das perguntas que os especialistas em branding fazem antes de começar a construção de um território de marca que gere envolvimento com o público-alvo e transmita fielmente os significados da marca.
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