O naming é a mensagem da marca que será mais vista, lida e escrita. Por isso, investir no naming é fundamental para refletir a identidade da marca, juntamente com a estratégia de branding, a comunicação e todas as expressões verbais e visuais da mesma, junto dos consumidores.
O nome é algo que não pode falhar e que vai muito para além de um exercício criativo. Para que o naming seja bem-sucedido, deve existir uma integração entre a criatividade, a viabilidade jurídica, linguística e cultural, e o marketing. Devemos ter em conta que há decisões de naming que são estratégicas para o futuro de uma marca e que afetam toda a empresa. Por isso, o processo de naming é crucial no momento de dar visibilidade e valor acrescentado à marca.
No momento em que iniciamos um projeto, uma nova empresa ou uma start-up, por exemplo, a primeira coisa de que necessitamos é de um nome. Para tal, é necessário seguir o processo que nos ajude a encontrar o melhor nome para a marca. Isto é vital porque vamos deparar-nos com um universo de nomes quase infinito, onde existem milhares de possibilidades de escolha e, além disso, existem inúmeras técnicas que nos podem ajudar a encontrar o nome mais adequado para a marca.
Desta forma, é crucial termos uma proposta única de valor para a marca no momento de levar a cabo um processo de naming bem-sucedido. Neste sentido, todas as marcas devem realizar um briefing no qual não podem faltar questões como a descrição, a missão e os valores da empresa; a descrição dos produtos ou serviços a designar; os objetivos dos produtos ou serviços a designar; a proposta única de valor anteriormente referida; as características e vantagens; o público-alvo; o âmbito (local, nacional ou internacional); e os concorrentes, entre outras coisas.
Atenção pois a construção de uma marca é uma tarefa que leva anos e esforço. Por isso, os valores com que dotamos a marca vão evoluir ao longo do tempo e será o nome escolhido a representar esses valores. Daí ser tão importante levar a cabo um processo de naming criterioso para encontrar um nome adequado ao nosso produto ou marca. Temos então de considerar alguns aspetos, como…
Contudo, criar um bom naming não é tarefa fácil. Quando tivermos várias propostas, devemos rever os nomes resultantes, determinar se estão registados para não dar azo a problemas legais, verificar a sua disponibilidade nos ambientes digitais, etc. Para tal, é necessário entrar em questões, tais como se o nome se encaixa na nossa abordagem estratégica e criativa e, caso se trate de um nome internacional, pensar na sua sonoridade e significado como questões importantes a ter em conta.
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