Tática e estratégia: a chave e o propósito da marca

Uma estratégia de marca deve contar com uma proposta de valor que seja significativa, de acordo com a visão e a estratégia de negócio, a identidade, as competências e a cultura de empresa.

Para isso, é necessário refletir sobre determinados aspetos como o ponto de vista que a empresa tem sobre o produto ou serviço, assim como sobre o mercado e o contexto onde opera. Todas as marcas fortes têm um ponto de vista próprio e característico. Também o têm sobre as competências e valores próprios e característicos da empresa e têm noção de como tudo isso pode trazer valor para os clientes.

No momento de lançar um novo produto, a maioria das empresas pensa, em primeiro lugar, nas características do produto ou do serviço, na sua produção, distribuição, entre outros. E, só depois disso, é que pensa: “Que marca é que vou usar?” Perante isto, ocorre-nos perguntar: e se começássemos por pensar na marca uma vez que já conhecemos bem o nosso território de marca

O propósito da marca

Se, antes de mais nada, as empresas tentassem perceber qual é o seu propósito de marca, o tipo de valor que aportam e de que forma podem tornar a vida dos clientes mais fácil,  seria bem mais simples tomar decisões de marketing. 

Algumas novas empresas pensam assim. Marcas como Method, Toms, Innocent, e muitas outras, nascem a partir da sua proposta de valor e, só depois disso, pensam nos produtos em si. A tática é a consequência da estratégia.

Quando a marca tem claramente definido o seu propósito, tudo é mais fácil. A estratégia do círculo de ouro, de Simon Sinek, difunde esta ideia. Sinek faz referência a como é habitual na comunicação começarmos pelo o quê?, seguindo para como? e poucas vezes chegamos ao porquê?. O que Simon Sinek propõe é fazer justamente o contrário: dar mais importância à essência, ao porquê, para logo a seguir, se necessário, refletir sobre as outras questões. A chave aqui é saber porque fazemos o que fazemos e quais as motivações que nos levam a fazê-lo.

O propósito da marca é, portanto, o eixo sobre o qual se articula a estratégia de marca e que permite, ao mesmo tempo, alinhar a tática com a estratégia.

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