Packaging

Packaging e design de produto: últimas tendências

Se quisermos entrar no mercado com um produto, os objetivos deverão estar focados na diferenciação face à nossa concorrência, criar impacto, gerar vendas e potenciar a fidelização dos clientes atuais. Para tal, hoje em dia podemos contar com inúmeras ferramentas à nossa disposição, e a forma como as usarmos será o que determinará o sucesso ou fracasso do nosso produto no mercado.

Existem fatores muito importantes para o sucesso de um produto, tais como a sua qualidade, satisfazer as necessidades dos consumidores de forma adequada, o preço, etc. Mas para nos destacarmos da concorrência nos dias de hoje, em que existem muitos produtos semelhantes, o que precisamos é de cativar os consumidores. Pelo que devemos pensar numa identidade gráfica de qualidade e num packaging especial.

Por este motivo, abordamos algumas das tendências mais relevantes no design de produto e packaging.

Tendências no design de packaging

Autenticidade visual

Os gostos dos consumidores centram-se cada vez mais na verdadeira autenticidade e na boa qualidade. Procuram uma ligação mais humana com as marcas e com os produtos que lhes transmitem confiança. Neste sentido, existe uma tendência para a autenticidade visual através de um design com base na escrita à mão (de forma livre e tipografia manual), com referências vintage, ilustrações simples e desenhadas à mão, ou paletes de cor naturais. Contar com um estilo visual autêntico através do artesanal, com qualidade no design da embalagem e do próprio produto, permitem à marca de conectar com um nicho específico de consumidores.

A simplicidade essencial

Esta tendência vai muito além do minimalismo, reduzindo a essência da marca ao mais simples possível e refletindo a pureza da mesma. Aqui destaca-se um design simples e marcado, em um logotipo tradicional, com elementos, padrões e geometrias abstratas. Além disso, é monocromático, sem exceder duas ou três cores.

A personalização

Hoje em dia a personalização é protagonista, e com um packaging personalizado as marcas podem sobressair face à sua concorrência e chamar à atenção dos consumidores. A tendência das caixas surpresa, onde o packaging é o protagonista e inclui produtos inspirados nos interesses dos seus consumidores não pára de crescer. Marcas como Glossybox ou Degustabox são exemplos claros neste sentido. Também existe outra forma de utilizar a personalização, como é o caso da Coca-Cola, que este verão promove destinos turísticos através da personalização das suas embalagens e latas de diferentes países europeus como parte da sua campanha “Partilha uma Coca-Cola com”.

Empatia

A partir do design do pack, as marcas podem interligar-se com os sentimentos e emoções dos consumidores.

O design de produto e a sua embalagem são chave para chamar à atenção dos consumidores e se diferenciarem face à concorrência, e as tendências neste sentido são muito variáveis. Portanto, as marcas devem estar atualizadas quanto à forma de funcionar do mercado para que o seu design e estratégia de marca não se encontrem desatualizados.

Redacción

Entradas recientes

E se o metaverso não fosse assim tão mau?

O metaverso é o lugar da moda. Faz sentido. Desperta-nos novamente o fascínio pelas coisas…

2 anos hace

Wake up and smell the coffee

Está um dia de céu azul na plantação de Porto Rico. Apesar da humidade, uma…

2 anos hace

Marcas, dados e portas giratórias

Sempre que passo numa porta giratória, vem-me à cabeça aquela imagem do filme Super-Homem (1978),…

2 anos hace

Desmistificar a criatividade nas empresas

A criatividade é indispensável quando falamos de negócios, especialmente na conjuntura atual. Com um mercado…

2 anos hace

Não exija do propósito o impossível

Há alguns anos, numa sessão de trabalho conjunto com um cliente, levantou-se a questão de…

3 anos hace

Qual o sentido de nos perdermos nas palavras

Recordo ainda a sua voz profunda e alta ao afirmar: “Qual o sentido de nos…

3 anos hace