Packaging e design de produto: últimas tendências

· por Redacción
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Se quisermos entrar no mercado com um produto, os objetivos deverão estar focados na diferenciação face à nossa concorrência, criar impacto, gerar vendas e potenciar a fidelização dos clientes atuais. Para tal, hoje em dia podemos contar com inúmeras ferramentas à nossa disposição, e a forma como as usarmos será o que determinará o sucesso ou fracasso do nosso produto no mercado.

Existem fatores muito importantes para o sucesso de um produto, tais como a sua qualidade, satisfazer as necessidades dos consumidores de forma adequada, o preço, etc. Mas para nos destacarmos da concorrência nos dias de hoje, em que existem muitos produtos semelhantes, o que precisamos é de cativar os consumidores. Pelo que devemos pensar numa identidade gráfica de qualidade e num packaging especial.

Por este motivo, abordamos algumas das tendências mais relevantes no design de produto e packaging.

Tendências no design de packaging

Autenticidade visual

Os gostos dos consumidores centram-se cada vez mais na verdadeira autenticidade e na boa qualidade. Procuram uma ligação mais humana com as marcas e com os produtos que lhes transmitem confiança. Neste sentido, existe uma tendência para a autenticidade visual através de um design com base na escrita à mão (de forma livre e tipografia manual), com referências vintage, ilustrações simples e desenhadas à mão, ou paletes de cor naturais. Contar com um estilo visual autêntico através do artesanal, com qualidade no design da embalagem e do próprio produto, permitem à marca de conectar com um nicho específico de consumidores.

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A simplicidade essencial 

Esta tendência vai muito além do minimalismo, reduzindo a essência da marca ao mais simples possível e refletindo a pureza da mesma. Aqui destaca-se um design simples e marcado, em um logotipo tradicional, com elementos, padrões e geometrias abstratas. Além disso, é monocromático, sem exceder duas ou três cores.

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A personalização

Hoje em dia a personalização é protagonista, e com um packaging personalizado as marcas podem sobressair face à sua concorrência e chamar à atenção dos consumidores. A tendência das caixas surpresa, onde o packaging é o protagonista e inclui produtos inspirados nos interesses dos seus consumidores não pára de crescer. Marcas como Glossybox ou Degustabox são exemplos claros neste sentido. Também existe outra forma de utilizar a personalização, como é o caso da Coca-Cola, que este verão promove destinos turísticos através da personalização das suas embalagens e latas de diferentes países europeus como parte da sua campanha “Partilha uma Coca-Cola com”.

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Empatia

A partir do design do pack, as marcas podem interligar-se com os sentimentos e emoções dos consumidores.

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O design de produto e a sua embalagem são chave para chamar à atenção dos consumidores e se diferenciarem face à concorrência, e as tendências neste sentido são muito variáveis. Portanto, as marcas devem estar atualizadas quanto à forma de funcionar do mercado para que o seu design e estratégia de marca não se encontrem desatualizados.

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