Design de rótulos, 4 aspetos essenciais para seduzir

· por Redacción

Parece mentira que o simples design dos rótulos possa fazer com que os clientes optem por um produto em vez de outro, mas… é isso que acontece. E foi por isso que tanto o design de rótulos como o packaging por medida se tornaram pequenas obras de arte que recorrem a distintas técnicas de persuasão para captar a atenção de um consumidor saturado de impactos publicitários. Quais são esses aspetos essenciais de sedução da arte e ofício do design de rótulos? Ora vejamos…

Aspeto 1 do design de rótulos: emoção, não razão

O que move os seres humanos é a emoção, não a razão”. Esta é uma das frases preferidas dos verdadeiros profissionais do branding e perfeitamente aplicável a um design de rótulos moderno, eficiente e eficaz.

Um rótulo pode transmitir as mais variadas emoções: com a tipografia, com o uso da cor… Portanto, o primeiro aspeto essencial do design de rótulos é tão simples como complicado de pôr em prática: desenhar tendo em mente as emoções que o produto irá gerar no consumidor final.

Aspeto 2 do design de rótulos: a tipografia

Escolher um tipo de letra ou outro pode afetar a decisão de compra de um produto concreto? A resposta dos peritos de design de rótulos é tão clara como definitiva: sim.

Helvética, Arial, Trajan, Garamond, Frutiger, Calibri, Gil Sans… Escolher o tipo de letra que melhor transmita a emoção que queremos suscitar no nosso consumidor é uma autêntica arte e, não esqueçamos, é mais uma das técnicas utilizadas pelos peritos para criar marcas únicas, eternas e inconfundíveis para o consumidor final.

Aspeto 3 do design de rótulos: o ícone

Uma parte fundamental do design de rótulos é o ícone: uma forma ou motivo que nem sempre tem de ser um animal de estimação ou uma personagem real ou fictícia, mas sim uma imagem especial que se fixe permanentemente na mente do consumidor e que permita que o rótulo e o produto se destaquem diante dos seus consumidores.

Aspeto 4 do design de rótulos: a psicologia da cor

Como sabemos, as cores são capazes de transmitir emoções muito fortes ao consumidor, sentimentos de agrado, atração ou repulsa que estão muito ligados às suas tradições culturais. Falamos da psicologia da cor ou psicologia cromática, uma disciplina com especial incidência no design de rótulos e no packaging por medida.

Alguns exemplos dos significados das cores na nossa cultura ocidental:

O amarelo: no ocidente, a cor amarela simboliza a luz do sol e, portanto, costuma despertar emoções positivas, quentes e felizes. Esta cor é normalmente usada no design de rótulos de garrafas de leite ou bebidas refrescantes, nos rótulos de cremes solares, snacks, embalagens de alimentos de comida rápida, etc. 

O vermelho: vitalidade, energia, rapidez, paixão… Estas são algumas das conotações emocionais transmitidas pelo vermelho no design de rótulos de todo o tipo de produtos, desde refrigerantes de cola, a bebidas energéticas, jogos de vídeo, dentífricos, tomate frito

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O verde: tradicionalmente, a cor verde é símbolo da natureza, da frescura, da vegetação… Por isso, esta cor tornou-se uma das preferidas do design de rótulos de produtos verdes e ecológicos, roupa desportiva, artigos de campismo, pizzas de qualidade, etc.

O azul: a cor azul é uma das preferidas dos peritos em design de rótulos pelas inúmeras emoções positivas que costuma gerar no consumidor como, por exemplo, saúde, tranquilidade, força, sinceridade… Desta forma, encontramos mil e um rótulos que usam os diversos tons de azul para gerar emoções e desejos de compra nos seus clientes — desde garrafas de água mineral ou de cerveja a iogurtes, gelados, roupa de banho, champôs, géis, cremes hidratantes…

Em suma: gerar emoções, selecionar uma tipografia única e pessoal, criar um ícone diferenciador e escolher uma cor em função da sua simbologia são quatro dos aspetos essenciais do design de rótulos verdadeiramente profissional. Pretende adicionar mais algum aspeto? Faça-o, gostaríamos de ler as suas opiniões.

Razoável