Os produtos de impulso e o packaging são fundamentais para estimular as vendas

· por Redacción

Todos sabemos o que é um produto de impulso e, se o levarmos ao mundo do marketing, um produto de impulso é aquele que utiliza as suas características concretas ou preço como atração para a venda ou, inclusive, para promover a venda de outros produtos que lhe são similares ou complementares, mas que por sua vez não atraem tanto os compradores.

Não devemos confundir o produto de impulso com o produto íman, que é aquele que os consumidores necessitam e pelo qual vão às compras, porque o produto de impulso pode não ser de primeira necessidade, mas atrai os clientes ao estabelecimento pelo seu preço, condições de venda ou pela sua imagem atrativa.

Existem vários tipos de produtos se impulso e, entre outras questões, destaca a tendência de se centrarem no packaging para chamar a atenção do consumidor. Que tipo de produtos de impulso podemos encontrar?

Tipos de produtos de impulso

  • Promoções ocasionais: é muito comum que, em determinados dias ou épocas, as lojas ou marcas tenham uma promoção ocasional, na qual o produto de impulso está a um preço mais baixo para motivar a sua compra. O estabelecimento não vai ganhar muito com essa venda, mas vai atrair clientes potenciais à loja, que podem regressar no futuro.
  • Produtos especiais ou novidades: poder comprar um produto antes de toda a gente, enquanto não aparece em todos os estabelecimentos, é algo que os consumidores adoram. Os produtos de impulso como as novidades tecnológicas ou de qualquer outro tipo funcionam muito bem para os negócios que são os primeiros a introduzir este tipo de produtos.
  • Produtos com oferta ou brinde: também podem ser produtos de impulso aqueles que  oferecem ofertas a um preço baixo ou brindes quando entram no mercado, para conseguir chamar a atenção dos consumidores da sua existência, pois de outra maneira, não os conheceria.
  • Para promover a venda de outros produtos: como dissemos anteriormente, também há produtos de impulso que se vendem em packs com outros produtos similares ou complementares que não se venderiam da mesma maneira sozinhos.

O packaging como método para estimular a venda

O packaging ou embalagem de um produto tornou-se no principal protagonista para atrair a venda de todo o tipo de produtos. Uma tendência dos últimos tempos é a criação de packagings que estão especialmente desenhados para vender produtos novos ou para vender juntos a produtos que os clientes são mais reticentes a comprar. Por exemplo, pensemos num produto como os doces de frutos… O produto de impulso poderia ser o doce de morango, que poderia vender-se num pack junto com doce de laranja e doce de tomate, por um preço especial e num packaging criativo e original para atrair a atenção dos consumidores.

Isto é válido para todo o tipo de produtos. É uma situação que vemos muito ultimamente no setor do gin tónico. Cada vez mais, oferecem packs de uma marca de gin conhecida, acompanhada de uma água tónica nova e ingredientes extra para criar o melhor gin tónico possível, tudo isso num packaging com um design requintado que capta rapidamente a atenção dos consumidores.

No mundo em que vivemos, no qual existe uma grande concorrência no mercado, a venda de produtos de impulso combinados com o packaging pode ser o que diferencia a marca de outras, e a faça destacar-se da sua concorrência. Que estratégias de venda para produtos de impulso utiliza no seu negócio?

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