O packaging personalizado, uma tendência em crescimento

O packaging é o primeiro contacto que os consumidores têm com o produto, e o design e a forma como se apresenta é muito importante para as marcas. A criatividade, o compromisso com o meio ambiente, a funcionalidade, etc., tudo isso são fatores que se têm em conta no momento de elaborar um bom envoltório, mas não são os únicos. Durante os últimos anos, a personalização está a ter um grande protagonismo e o packaging personalizado tornou-se numa tendência que permite que as marcas se diferenciem da concorrência e chamem à atenção dos compradores.

 

A importância do packaging

Todas as marcas recorrem ao packaging de uma ou outra maneira, já que todos os produtos necessitam uma embalagem que proporcione segurança e que seja atraente, para que os consumidores tenham a melhor perceção do produto e da marca. É preciso ter em conta que o packaging pode determinar a decisão de compra, pelo que a boa apresentação do produto pode ajudar nesse sentido.

Além disso, um bom packaging ajuda a melhorar a imagem de marca e, por isso, deve transmitir os valores da mesma e dos seus produtos. A criatividade, neste caso, é muito importante, já que pode dar um valor acrescentado ao envoltório e serve para chamar a atenção de forma subjetiva dos consumidores.

O crescimento das compras online fomentou o crescimento do número de packs que se enviam e tendências como os vídeos “unboxing, que têm muito êxito no Youtube, fizeram com que as marcas prestassem cada vez mais atenção à forma de enviar e apresentar os seus produtos. É aqui onde a personalização entra em jogo como uma vantagem acrescentada à experiência de compra dos consumidores.

 

Um passo mais à frente: packaging personalizado

A personalização de conteúdos está a ter muito protagonismo nas redes sociais e na Internet em geral e é, por exemplo, cada vez mais frequente encontrar produtos que permitem personalizar o nome no packaging. Para além disso, as marcas contam com cada vez mais opções para poder personalizar o seu packaging ao máximo, adaptando-o à imagem de marca. As caixas e os sacos personalizados estão na ordem do dia e muitas marcas destacam por apostar num packaging personalizado que marque a diferença.

Tendências como as caixas Beauty Box ou Birchbox, por exemplo, nas quais o packaging é fundamental para o seu êxito, não param de crescer. Este serviço carateriza-se pelo envio de caixas que cada mês contêm vários produtos de beleza baseados nos interesses e gostos do consumidor. A embalagem é diferente em cada entrega, pelo que pode guardar-se como objeto de decoração ou para guardar coisas.

Marcas como a Coca-Cola ou a Nutella já dão ao packaging personalizado a importância que merece, e foram ainda mais além pondo o foco da atenção no consumidor. No caso da Coca-Cola, as garrafas tornaram-se num exemplo perfeito de personalização, de maneira que os consumidores podiam encontrar nas lojas garrafas com o seu nome, em vez do logotipo da marca. No caso da Nutella, os clientes podiam criar as suas próprias etiquetas personalizadas.

packaging personalizado

 

Para poder criar experiências únicas, as marcas têm que passar pelo desafio de conhecer os seus consumidores. Por exemplo, ao imprimir elementos gráficos no packaging, é possível provocar um sorriso inesperado num cliente, criando uma ligação emocional com ele.

Neste sentido, diferenciar o produto e dar-lhe um valor acrescentado é essencial no mercado competitivo em que nos encontramos, sobretudo no setor do e-commerce. Através de um bom packaging, que seja inovador e criativo e que responda às necessidades e exigências dos consumidores, as marcas podem encontrar a oportunidade de diferenciação que estão à procura.

Chamar a atenção dos consumidores desde o primeiro contato através do packaging é o desafio das marcas nos dias de hoje, que procuram a forma de oferecer envoltórios atraentes, seguros, funcionais, que se associem com os seus valores e, cada vez mais, muito personalizados. Desta forma, as caixas de cartão ou sacos sem nenhum elemento visual já passaram a segundo plano. Que surpresas podemos esperar do packaging do futuro?

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