A criação de um nome comercial para uma marca não é tarefa simples. São muitos os aspetos a tomar em consideração para evitar associações indesejadas, confusões, ou pronúncias erradas, entre outros.
Neste artigo explicamos-lhe técnicas de criatividade que o ajudarão a criar e a escolher o seu nome comercial.
De qualquer modo, não se esqueça de que o naming é muito mais do que criatividade: é método, é estratégia, é comunicação, é empatia, é marketing, etc. Portanto, encare as seguintes técnicas de criatividade dentro dessas abordagens. Não servirá de nada ter um nome comercial original se o mesmo não transmite os valores da marca ou se este não gera empatia com o seu público-alvo. Estas questões deverão ser definidas à priori.
Esta técnica é apenas recomendável para o início do processo de criação de um nome comercial.
Consiste em elaborar uma lista de palavras que se interligam ou se encaixam, de alguma forma, com os objetivos, com o target e/ou com os valores da sua marca. Para tal, podemos recorrer à utilização de um gerador de palavras aleatórias on-line e escolher as que melhor se encaixem ou, simplesmente utilizar um dicionário e abrir as suas páginas ao acaso.
Depois de termos essa lista, chega o momento de classificar as palavras escolhidas em função do aspecto no qual as mesmas se encaixam. Por exemplo, podemos obter uma lista na qual existam quatro palavras que se encaixem com um determinado valor da nossa marca e oito palavras que se encaixem com o perfil do nosso target.
A existência dessa lista ajudá-lo-á como base da técnica seguinte.
Esta técnica foi criada pelo especialista em criatividade, Edward de Bono, e pode ser utilizada em numerosos casos. Não sendo a criação de um nome comercial uma exceção. Ao utilizá-la para criar um nome comercial, é recomendável fazê-lo depois de ter uma lista de palavras relacionadas ou de possíveis nomes comerciais, para os poder utilizar como eixo da técnica aqui proposta.
Consiste em utilizar seis formas de pensamento através de seis chapéus de cores diferentes. Este exercício pode ser realizado de forma individual como em grupo, e no caso de ser feito em grupo, não é necessário que hajam exatamente seis pessoas. O mais importante é utilizar as seis formas de pensamento associadas a cada chapéu que são as seguintes:
Ao utilizar esta técnica em grupo, é recomendável que os chapéus vão mudando de pessoa para pessoa, de vez em quando, para que cada pessoa possa ver as questões de maneiras diferentes, quando se concentra numa abordagem objetiva, positiva, negativa, emocional ou criativa.
Obviamente que existem muitas mais técnicas de criatividade que podem ser utilizadas para nos ajudar na criação de um nome comercial, mas com estas duas já terá um bom ponto de partida para criar o seu nome com sucesso.
O metaverso é o lugar da moda. Faz sentido. Desperta-nos novamente o fascínio pelas coisas…
Está um dia de céu azul na plantação de Porto Rico. Apesar da humidade, uma…
Sempre que passo numa porta giratória, vem-me à cabeça aquela imagem do filme Super-Homem (1978),…
A criatividade é indispensável quando falamos de negócios, especialmente na conjuntura atual. Com um mercado…
Há alguns anos, numa sessão de trabalho conjunto com um cliente, levantou-se a questão de…
Recordo ainda a sua voz profunda e alta ao afirmar: “Qual o sentido de nos…