Um recente estudo da Business Insider Intelligence declara que 73% dos consumidores estão dispostos a experimentar novos produtos. Os resultados não variam muito em função dos setores considerados (moda, alimentação, beleza, eletrónica, saúde e editorial). Conseguir a preferência e, sobretudo, a fidelização dos clientes são dois dos principais objetivos das empresas.
Os principais fatores competitivos são o preço, as prestações e a qualidade, mas não são suficientes para a decisão de compra num cenário saturado de produtos e ofertas muito semelhantes. Além de oferecer um produto ou um serviço de qualidade, é necessário construir uma marca que acrescente valor e que seja uma mais-valia emocional.
O valor ou a importância de uma marca reside, nem mais nem menos, do que na sua capacidade para gerar atitudes e comportamentos positivos (se forem marcas poderosas) com as ofertas que propõem.
Quando uma pessoa tem de decidir uma compra entre dois produtos semelhantes, seja em termos de qualidade ou de preço, a simpatia e a identificação com a marca serão os fatores que farão inclinar a balança. Para tal, temos de construir uma marca que conecte com os valores e as aspirações dos públicos a que se dirige e lhes ofereça uma experiência significativa e memorável.
Construir uma marca que atinja a preferência e a fidelidade dos públicos a que se dirige requer, entre outras coisas:
Como referido anteriormente, o valor ou a importância das marcas reside precisamente na sua capacidade em gerar atitudes ou comportamentos positivos. Bem como na sua capacidade de obter a preferência e a fidelidade dos seus clientes, traduzindo-as num valor económico sob muitas formas possíveis, tais como:
Apesar da importância que a marca representa para a empresa, a verdade é que são relativamente poucas as empresas que realmente investem na otimização da gestão das suas marcas para além das suas campanhas de comunicação. Por isso, são relativamente poucas as empresas ibéricas que conseguem desenvolver o potencial das suas marcas em relação a outros países com um PIB semelhante.
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