O packaging personalizado apaixona mais do que nunca na era do e-commerce

Juntamente com a sustentabilidade, a personalização é a grande tendência do futuro (e do presente) do setor do packaging. O pack sempre foi importante e, por isso, recebeu o nome de “vendedor silencioso”. Mas, com o aumento do e-commerce, o packaging transformou-se num dos principais pontos de contacto marca-utilizador. Cada vez mais, este deve ser entendido como o meio perfeito para melhorar a experiência de cliente e conseguir a fidelização dos públicos. Contar com um packaging personalizado facilitará esta tarefa.

A importância do packaging

Quando falamos de e-commerce, o packaging é, na maioria dos casos, o primeiro contacto do público com a marca. Se for adequado, pode chegar a gerar novas compras por parte desse utilizador. Mas o mais importante ainda: pode originar a captação de novos clientes graças ao boca-a-boca. Se procurarmos no Google a palavra unboxing, o motor de busca sugere-nos 150 milhões de vídeos onde se analisam o packaging e a oferta de várias marcas.

Diversos estudos validam esta tendência. De acordo com dados da Dotcom Distribution, “52% dos utilizadores repetiriam a compra se a receberem num packaging elaborado”. E, de acordo com o Packaging World, 95% dos consumidores afirma que o packaging afeta significativamente a sua experiência de compra. Outro dado interessante: quase metade partilha a sua experiência nas redes sociais.

As expetativas dos compradores intensificaram-se e o packaging é cada vez mais um elemento-chave na experiência de compra e marca. Deve ser algo atrativo e cuidado que ajude o cliente a sentir-se especial e acarinhado. Por isso, as marcas apostam cada vez mais no packaging personalizado.

Personalização e singularidade: elementos diferenciadores fundamentais no futuro

As tendências falam de packagings cada vez mais invulgares, atrativos à vista e inclusive com possibilidade de interação.

A Toblerone lançou, no final de 2018, uma campanha baseada num packaging personalizado para melhorar a experiência do consumidor e de engagement. Através de um código QR e do seu smartphone, o consumidor podia gravar uma mensagem de vídeo para a pessoa que quisesse e posteriormente oferecer essa barra de Toblerone. Ao digitalizar o código QR, o recetor do chocolate podia ver o vídeo que tinha sido gravado para si e podia partilhá-lo nas redes sociais.

packaging personalizado

 

A impressão digital é outra das técnicas que está a abrir caminho para a personalização do packaging, desde caixas de cartão até bolsas e latas. Atualmente, oferece uma qualidade e rapidez de impressão superior a outras alternativas. E preços muito competitivos permitem personalizar de forma célere todo o tipo de embalagens, especialmente a primeira caixa que o cliente recebe e que faz com que a experiência seja atrativa desde o primeiro momento.

A consultora internacional Frost & Sullivan prevê que “em 2020 a experiência do cliente ultrapassará o preço e o produto como diferenciador fundamental de uma marca”. Se antes a experiência se centrava quase exclusivamente no canal físico (a loja, a decoração, o odor, os colaboradores…), com o auge do e-commerce, a embalagem está a tornar-se na embaixadora da marca. Por isso, deve apaixonar.

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