A evolução do packaging: exemplos de produtos inovadores

· por Isabel Santomé
ejemplos de productos innovadores

De acordo com um estudo da consultora multinacional LEK, 75% das empresas de grande consumo prevêem aumentar, em 2019-20, o investimento em packaging para melhorar a sua inovação e liderar o mercado. A embalagem de qualquer produto ou serviço deve cumprir uma série de funções básicas: ser prática, apelativa, proteger bem o produto e facilitar o seu transporte. Porém, no contexto hipercompetitivo em que vivemos, o packaging deve ajudar mais do que nunca a captar e a fidelizar clientes, melhorando a experiência do utilizador. Eis algumas tendências e exemplos de produtos inovadores que foram lançados no mercado:

1. Inovação na forma

O setor do packaging deu passos gigantes para oferecer soluções que protejam melhor o produto e se adaptem ao estilo de vida do utilizador final. Por isso, de x em x tempo, surgem novas embalagens revolucionárias, como foram em tempos os packs de cerveja com asa ou as embalagens individuais de arroz. De acordo com os analistas do setor, o futuro poderia ser marcado pelas embalagens de doses individuais ou em stick: alimentos, bebidas, cuidados pessoais, saúde…

Ejemplos de productos innovadores

Vinho em copos individuais.

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Dose individual de licores para dar sabor ao café.

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Mini-dose de azeite para temperar.

ejemplos de productos innovadoresDose individual de bolachas e chocolates.

2. Inovação que melhore a experiência

A facilidade de abrir as embalagens é outra das preocupações do setor. O Brand Owner Packaging Study de 2019 assegura que 57% das marcas está a trabalhar neste sentido “dando forma a novas formas”.

Além disso, hoje em dia a inovação na forma é muito influenciada pela procura de embalagens que se adaptem aos valores do consumidor, principalmente à sua preocupação ambiental. Assim, a indústria está a concentrar-se em encontrar novas embalagens com menos quantidade de plástico, como as latas de cerveja sem invólucros ou anilhas. A empresa dinamarquesa Carlsberg substituiu as anilhas das suas embalagens multipack por uma cola reciclável, reduzindo os seus resíduos plásticos em 76%. Para isso, experimentaram mais de 4.000 versões diferentes de cola.

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E, depois de a pequena empresa SaltWater Brewery de Miami ter dado, em 2018, um passo que a indústria e a sociedade esperavam há anos, começar a comercializar as latas da sua cerveja artesanal Screamin’ Reels India Pale Ale com anilhas completamente biodegradáveis, a Corona será a primeira grande multinacional a seguir os seus passos. Em 2019, tem vindo a experimentar anilhas fabricadas com fibras biodegradáveis de origem vegetal que se decompõem em material orgânico amigo do meio ambiente.

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3. Inovação técnica ou tecnológica

Além de seduzir e proteger, a embalagem pode oferecer uma contribuição extra. No grande consumo, cada vez mais existe a possibilidade de interagir com o conteúdo para fornecer informação útil ao utilizador. Neste sentido, já é possível encontrar no mercado embalagens que mudam de cor se o produto se aproximar do fim da data de validade e rótulos que são capazes de indicar se a bebida já se encontra a uma temperatura ideal para ser consumida, como a cerveja Coors.

ejemplos de productos innovadoresRótulo termocromático que muda de cor quando a bebida arrefece.

Nos próximos meses, chegará aos mercados internacionais o Freshcode, um indicador de frescura para os peitos de frango embalados. Através de uma tinta inteligente que interage com os gases que o produto liberta, ficaremos a saber o nível de frescura do mesmo.

Outra tendência são os códigos QR que fornecem mais informação sobre os ingredientes de um produto, por exemplo, a sua data de validade (este sistema já se usa com os ovos), ou que até permitem participar em ações de marketing.

4. Inovação no design

Marcando uma viragem na tendência de um design muito elaborado, o futuro do packaging passa por simplificar as embalagens e mostrar o produto em todo o seu esplendor. As fotografias serão substituídas pelo produto real, que o consumidor poderá ver através de embalagens transparentes, reforçando o compromisso com a sustentabilidade.

Os rótulos também serão cada vez mais simples, permitindo ver melhor o produto real e concedendo protagonismo à tipografia corporativa, que ganhará cada vez mais peso dentro das marcas segundo o relatório de tendências de 2019 da Dieline.

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Trata-se de criar um packaging simples, inteligente e eficiente, algo que se refletirá também nos custos de produção. Ao utilizar uma embalagem para todas as categorias, com menos rótulos e menos tinta, haverá menos custos envolvidos.

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