Para que uma marca continue a crescer e continue a ser competitiva, deve ser feito um balanço regular, que nos permita avaliar resultados e rever objetivos. Para tal, existe a auditoria de marca, que serve para avaliar a solidez e o estado de saúde da marca e assim potenciar os seus pontos fortes, aproveitar melhor as oportunidades, reduzir as suas fraquezas e minimizar as ameaças e os riscos.
Os objetivos de uma auditoria de marca devem definir-se em cada caso, mas a nível geral pode analisar-se:
a) Os pontos fortes e a saúde da marca entre as diferentes audiências e a sua capacidade para fidelizar os seus clientes atuais e colaboradores.
b) A eficácia e coerência da expressão da marca em todas as manifestações que entram em contacto com o cliente atual ou com o cliente potencial. O objetivo é o de ver que impactos da marca estão a ser percecionados pelo público.
c) O potencial de crescimento da marca a novos públicos e a novos produtos ou serviços. É preciso haver foco na concorrência e nas tendências de mercado.
No entanto, é fundamental definir os objetivos concretos que a auditoria pretende visar. Cada caso é um caso e nem todas as auditorias contemplam os mesmos aspetos.
Se realizarmos a auditoria de forma profissional, conheceremos em profundidade o estado da marca, os seus pontos fortes e fracos, bem como as possibilidades de melhoria que temos, seja a nível de notoriedade, apreciação, coerência ou gestão.
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