Hoje em dia, os departamentos de marca, marketing e comunicação despendem uma boa parte do seu tempo em tarefas que eles próprios reconhecem que são pouco produtivas ou que poderiam ser mais bem realizadas se fossem sistematizadas. Estas ineficiências têm um custo significativo, requerem mais pessoas do que as necessárias e, muitas vezes, impedem que estas possam dedicar-se a tarefas mais produtivas e estratégicas.
Um estudo da Aggylon Brand Center, referido na Marketing Directo, calculou quanto tempo e dinheiro os departamentos de marca, marketing e comunicação perdem com estas tarefas de pouco valor. De acordo com os dados fornecidos pelos clientes da plataforma, entre os quais se encontram a Repsol, AENOR ou Santalucía, este relatório estabelece que:
Além disso, o estudo indica que, ao utilizarem ferramentas adequadas para a sistematização destes processos, as empresas conseguiram:
É certo que construir uma marca de sucesso é um processo complexo. São muitos os elementos e atores que intervêm e todos têm de estar coordenados. Uma marca não é consequência de um momento de inspiração, mas sim de um trabalho constante, global e coerente.
De um ponto de vista metodológico, para construir uma marca que ofereça valor é necessário trabalhar em 4 grandes áreas: a estratégia, a identidade, a ativação e a gestão de marca. Relativamente a esta última, não são poucas as empresas que confundem a gestão com o lançamento.
Por isso, é necessário um plano de gestão que inclua, pelo menos, sete aspetos essenciais. E um deles, básico mas fundamental, é beneficiar de ferramentas digitais, como a Aggylon Brand Center, que permitam poupar tempo e dinheiro, minimizar os erros e facilitar o controlo da gestão de marca por parte dos seus responsáveis. Em plena transformação digital, não podemos continuar a gerir as marcas como antes.
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